Powered By Blogger

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Vivendo no luxo!



Já estava anoitecendo quando tocaram a campainha no portão de casa.
É uma característica do inverno escurecer mais cedo e a temperatura ir caindo com o passar das horas.
Mas aquela senhora que bateu no meu portão estava totalmente desprovida de agasalho .
Chinelo nos pés, uma pequena sacola pendurada em uma das mãos, timidamente pediu-me um prato de comida.
Quando me dispunha a ir providenciar algo para seu jantar, um pouco reticente pediu-me também um cobertor. 

 "Pode ser um trapo, disse-me ela. Apenas algo prá gente cobrir o corpo durante a noite"

Perguntei se havia crianças, e ela disse que felizmente não. Eram somente ela e o marido. Tinham acabado de chegar da cidade vizinha, ela completou.
Não entendi bem onde estavam alojados. O fato é que estavam desprovidos de acomodações dignas.
Supridas as suas necessidades do momento e ela se foi em meio a mil agradecimentos.
Dali a pouco, eu a caminho da praça, a avistei de longe, batendo também em outras portas.
A noite foi tranquila, aconchegante ! Lençóis limpos macios e perfumados...
Pela manhã, pão com manteiga e café com leite bem quentinho  me esperavam.. A geladeira abastecida era convite para um lauto almoço.

E a senhorinha, por onde andaria?
O cobertor que lhe servi teria sido suficiente para aquecer o frio da madrugada?
Café da manhã? Leite, pão, manteiga???
Teria se dado por satisfeita se lhe sobrasse uma xícara de café quente para aquecer os membros entorpecidos pela noite mal dormida.

Então a minha mente clareia e percebo nitidamente o luxo em que vivo. Alguns podem até ter mais do que possuo . Mas o que tenho me ajuda a visualizar a vida ao meu redor. Satisfaço-me com o que possuo e através dele consigo também distinguir a precariedade de tantos outros.

Ana Miranda , uma querida amiga tem uma sábia definição de luxo:

Luxo para mim,é saber dar valor às pessoas boas que passam por nossa vida; luxo é ser solidário, pensar no outro; luxo é reconhecer quando a vida nos sorri e não ficar reclamando; luxo é saber ser feliz, porque a felicidade bate em todas as portas e não tem culpa se algumas pessoas recusam-se a abri-la; luxo é cultivar amizades, mesmo que virtuais, ; luxo é ver a beleza onde ela se esconde; luxo é simplesmente SER. O resto é consumismo, supérfluos, felicidade passageira, e para quem não sabe aproveitar, luxo nada mais é que lixo “


23/08/14 19:33:30

6 comentários:

  1. Muitas vezes a gente reclama tanto da vida, tendo casa, cama, comida, enquanto outros não têm onde reclinar a cabeça.É verdade, luxo é apenas lixo.
    Abração.

    ResponderExcluir
  2. Olá Edite,

    Gostei muito da definição de luxo pela Ana Miranda. Nada mais verdadeiro. O ser humano anda tão voltado para a satisfação material de seus desejos que esquece de olhar ao redor e valorizar o que possui. E mais ainda, deixa de se solidarizar com o próximo por puro egoísmo ou comodidade. Mesmo aquele que não é dotado de maiores recursos sempre terá algo a oferecer. Luxo é sentir-se em paz e gratificado pelo bem estar que se pode proporcionar ao nosso semelhante e aos nossos entes queridos.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom post, Edite! Uma ótima reflexão que nos convida à ação...
    Se o nosso coração estiver cheio do verdadeiro Amor, fará toda diferença!!!

    Beijos e Bom Dia.......................................

    ResponderExcluir
  4. OI EDITE!
    ME EMOCIONEI COM TUA HISTÓRIA, POIS É VERDADEIRA E QUANTAS PESSOAS ESTÃO ASSIM, DESPROVIDAS DO MÍNIMO PARA SOBREVIVER E NÓS, MUITAS VEZES ESQUECEMOS DE AGRADECER AO "PAI" PELO MUITO QUE NOS PERMITIU TER.
    DIGO ISSO, FALANDO DOS BENS QUE ADQUIRIMOS E O QUE NÃO DIZER, DOS SENTIMENTOS E PESSOAS QUE NEM SEMPRE VALORIZAMOS.
    LINDO POST AMIGA.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Há luxos que não são para todos e não é por falta de dinheiro.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem? Realmente é uma situação complicada, mas jamais dou dinheiro aos pedintes. Posso até levar a um bar para almoçar.... Mas grana não! Bjs, Fabio www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir