Powered By Blogger

segunda-feira, 28 de agosto de 2017

OS IPÊS E A SIMBOLOGIA DA VIDA






Echaporã , minha linda Princesinha da Serra , agora enfeitada com o colorido dos ipês que neste final de inverno disputam no colorido Amarelo em contraste com o branco alvo do algodão .

Desde os meados de junho que aqui florescem os ipês rosados ,beleza primeira em colorido rosa intenso enfeitando as calçadas ao redor das escolas e/ou quintais diversos .


É bonito admirá-los ao longe com seu topo colorido ressaltando sua beleza sobre os telhados em contraste com o céu azul ou colorindo uma paisagem cinza .


Ao amanhecer , o brilho do sol infiltrando-se por entre suas flores , nos ofuscando a visão ...

Ao cair da tarde , suas flores são tocadas pela luz cadente do sol , mostrando uma paisagem obscurecida de uma beleza nostálgica . 



É o crepúsculo fazendo um breve intervalo entre o entardecer e a noite que virá . Parece que a Natureza se recolhe instantaneamente . Veste-se de um manto sombrio e se põe a rezar .

Final de Inverno , apesar de tanta chuva , ou quem sabe, beneficiados pela chuva de dias atrás , o ipê branco e o ipê amarelo floresceram não simultaneamente, mas juntamente , como que disputando o prêmio de “Dama da Temporada” na passarela dos jardins .



Fica difícil decidir entre o Amarelo dourado brilhando sob a luz do sol e o branco imaculado ,exibindo seus cachos que mais parecem flocos de algodão .

Não há quem não faça uma parada por pequena que seja, para admirar tamanha beleza . E neste contemplar ressurge-nos um pensamento de agradecimento ao Supremo Artista de tão bela criação .


E assim , ano vai , ano vem... Os ipês estão aí com sua floração sempre a nos dar lições de vida . Primeiro , num gesto de entrega total vão perdendo as folhas ao mesmo tempo que florescem para nos ensinar que nossa floração também exige sacrifícios . Primeiro precisamos passar por etapas difíceis, muitas vezes até perdas, para irmos aos poucos florescendo . Tudo demanda tempo e paciência . Mas as flores , com certeza virão .


E depois vamos deixando pelo caminho nas pétalas derrubadas , como nos ipês, a certeza de que nada foi em vão . 


As pétalas caídas são resquícios de um tempo de produção .É a renovação da espécie , um novo ciclo que há de vir !


5 comentários:

  1. Maravilhosas árvores e florada.Enfeitam olhos e alegram corações...bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Edite,
    Lindos, muito lindos os ipês.
    Todos tem o seu encanto, mas não tinha ainda visto ipês brancos e adorei.
    Um beijinho e obrigada por ter partilhado essas belezas da Criação.
    Ailime

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, os ipês são lindos! Gostei de ver! Tudo de bom! Bj

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Eu adoro ipê!!! Linda árvore.. O problema depois é limpar as pétalas deixadas nas ruas. Rs.... Bjs, Fabio www.tvfabio.zip.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não limpe as pétalas , Fábio ! Deixe ali o tapete que nos remete a brincadeiras da infância. Bjs

      Excluir