Powered By Blogger

quinta-feira, 1 de março de 2018

Que presente você daria a uma senhora que completa 91 anos ?





Cheia de vida , lúcida , ainda totalmente independente nos seus cuidados pessoais , Dona Maria , vizinha e amiga acaba de completar 91 anos .

Dona Maria , matriarca de uma numerosa família de filhos , netos e bisnetos . Família que já lhe rendeu muitas alegrias e também muitos transtornos , mas que ela está sempre apoiando e acreditando que o caminho pode ser revertido .

Já presenciei muitas vezes esta minha amiga trêmula nos gestos e palavras ao temer pelo destino de algum neto ou bisneto .
Mas seu coração é grande e a energia do amor a faz  tudo e a todos compreender . Acolhe em sua casa todos os seus que precisam de uma ajuda mais urgente e está sempre firme em aconselhar e acreditar em novos rumos . No coração desta minha amiga há ainda muito espaço para o amor e gestos inovadores .

Conheci mais de perto dona Maria quando juntas eu e sua filha fizemos par para as visitas domiciliares da Pastoral da Criança . Desde então estou sempre em sua casa e toda vez que lá vou , saio  com o coração contagiado pela alegria , acolhimento e simpatia a mim oferecidos .
Fico pensando em quando ela era mais jovem . Sua figura de mãe forte, com autoridade e ao mesmo tempo compreensiva, conselheira e amiga , o que deve ser a razão de tamanha união familiar .

Com seus passos lentos e seus gestos trêmulos , ora ainda a fazer uma pequena atividade doméstica , num gesto de rebeldia, tem sempre um sorriso no rosto e olhar carinhoso a oferecer .

No sábado anterior , dia 24 /2 , ela completou 91 aninhos de muito otimismo , alegria e boa disposição dentro daquilo que a idade lhe permite .
Fui lhe dar um abraço e a encontrei muito bem disposta e feliz com a presença de filhos, netos e bisnetos a seu redor . Abracei-a fortemente e depois lhe disse em tom de brincadeira :

Dona Maria , não lhe trouxe nenhum presente hoje , mas estou em dúvida sobre qual presente dar a uma pessoa que acaba de completar 91 anos ...

Claro que ela me disse que não se preocupasse com esse detalhe , pois o maior presente era minha presença ali , naquele momento. Mais uma amiga no rol de tantas que já tinham estado lá para o “feliz aniversário”. . E que essa era sua alegria : saber que havia conquistado muitos amigos .

Mas mesmo assim eu queria dar-lhe algo para num gesto concreto demonstrar meu carinho e amizade por ela .

Pensei , repensei , pedi opiniões : sabonetes , uma vaso de flores , creme para o corpo, chinelos , camisola ? Nada em que eu pensasse parecia “combinar” com Dona Maria

A primeira opção foi um par de chinelos . Mas , que tipo , que modelo ? Pode ser que lhe machuquem os pés . Ou tropece com eles .Afinal os pés dos idosos são tão sensíveis ! 
Não , melhor mesmo seria uma camisola . Ela usará por muito tempo e poderá lembrar-se de mim.

Então , decidido finalmente o que comprar , dirigi-me à loja e encontrei um “modelito “ parecido com ela . Com manguinha e tudo , que , lembro-me muito bem , era o primeiro detalhe que minha mãe olhava . Também tinha que ser bem soltinha para ficar bem à vontade dentro dela .
Ela amou o presente e garantiu que vai usar sim . 

E hoje , completei o meu presente passando uma hora de meu tempo com ela e jogando conversa fora . Tomamos capuccino da cafeteira nova que ela ganhou de presente de uma das filhas e demos muita risada . 

Não sei não , mas acho que esse foi meu melhor presente .Porque  doar o tempo para essas pessoas é um presente valiosíssimo , pois elas tem sempre muito a falar e poucos para escutá-las .

E você , o que daria a uma senhora lúcida , inteligente que chegou aos 91 anos ?
Ou será que chegar aos 91 anos com essa boa vontade , sem reclamações , com todos os seus sentidos em ordem já é um grande presente ?


escrito por edite







4 comentários:

  1. lindo o gesto... o tempo é o maior bem q damos e compartilhamos com alguém um bjo http://anaherminiapaulino.blog.uol.com.br/

    ResponderExcluir
  2. É isso Edite ... dar um pouco do nosso tempo que os deixa bem felizes!
    Visito duas tias que estão em lares e é o tempo e carinho que lhe damos várias vezes!
    bj e continue fazendo o BEM

    ResponderExcluir
  3. Doar tempo e carinho é lindo, mas elas gostam de blusas bem coloridas pra ajudar a levantar o astral. beijos, lindo fds! chica

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Meu antigo chefe tinha 85 anos e recebeu de presente um pijama. Ele de-tes-tou kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk... Bjs, Fabio www.tvfabio.zip.net

    ResponderExcluir