Powered By Blogger

segunda-feira, 2 de julho de 2018

Amo os ipês ...amo a beleza da vida







Rubem Alves escreveu em um de seus textos sobre a beleza dos ipês.:

Amo os ipês, mas amo também caminhar sozinho. Muitas pessoas levam seus cães a passear. Eu levo meus olhos a passear. E como eles gostam! Encantam-se com tudo. Para eles o mundo é assombroso “.


*********************************************************************************
 
Novamente os Ipês ...

E cada vez que estou a caminhar sozinha vem -me a mente esta sua frase  de Rubem Alves, tão verdadeira .




Caminhar sozinho é andar no ritmo das belezas que encontramos pelo caminho . Não há necessidade de companhia , basta nossos olhos incansáveis perscrutando os arredores à procura do belo na natureza.


Saímos de casa já predispostos a nos encantar com o belo que vamos nos deparando pelo caminho . Julho é um mês gelado e de ar seco , o que já anuncia a chegada do mês de agosto com sua aridez, suas queimadas que deixam o ar pesado e carregado de fuligem .
Mas é neste mês de inverno e secura que a vida nos campos ou praças despertam na floração dos ipês .


Há uma explosão de vida nas praças e serrados . É como se as flores se guardassem no verão para iniciar seu ciclo de amor no inverno .
Gosto de admirá-los quando passo nas estradas .Em meio a vegetação quase seca , de repente ele se ergue altaneiro com sua floração rosada dando vida e colorido à paisagem, contrastando com o que ainda resta de verde e contradizendo a secura de outras plantas .


Contemplar a floração de um ipê me faz pensar na necessidade de combater a aridez do coração. Muitas pessoas vivem num ritmo de aridez existencial . São escravas do tempo cronológico . 


Não conseguem admirar um colorido na natureza , um olhar afável de uma criança , um quê escondido numa situação que à primeira vista pode parecer corriqueiro. Não têm tempo para a vida e por isso passam indiferentes por ela , como robôs programados . Não conseguem absorver a vibração e o quanto há de vida no mundo . Contemplar as belezas da natureza nos faz interiorizar Deus e exteriorizar um lado mais humano voltado ao amor e esperança .


Quando avisto de longe um ipê florido , seja rosado ,amarelo ou branco , meu ímpeto e sempre parar e ficar ali admirando aquela beleza , Poucos minutos de contemplação abastecem de vida o meu ser.
Fico imaginando o Senhor Deus , na sua Criação , como relata a bíblia “ ao final do dia , contemplava sua obra e via que tudo era bom”.

Resultado de imagem para por do sol por entre flores do ipê rosado


O Senhor se admirava de sua própria criação e deixou-nos tanta beleza para contemplarmos com os olhos que é porta por onde a beleza entra na alma.
Costumo sempre pensar, sem ressentimento algum , que minha vida já anda caminhando lá pelo crepúsculo . 


Não tenho medo da morte , como dizia também Rubem Alves . Tenho é tristeza por ter que me abster dessa beleza , retrato de Deus .Gostaria de ficar por aqui . Mas como ninguém fica para semente , deixemos que as sementes dos ipês se proliferem e façam felizes tantos outros admiradores que tenham uma sensibilidade como a minha.


Minhas sementes? O que pude fazer de bem, e as poucas palavras que escrevi !!!


Que possamos todos espalhar nossas sementes do bem , para que futuras gerações as colham....


Um abraço 
Edite



3 comentários:

  1. Boa tarde Edite,
    Os ipês são lindos e a sua reflexão está maravilhosa!
    O pensamento de Ruben Alves é magnífico e penso também assim.
    Beijinhos e uma semana abençoada.
    Ailime

    ResponderExcluir
  2. Oi Edite querida


    Também acho muito lindo os ipês quando estão floridos.


    Beijos
    Ani

    ResponderExcluir
  3. Edite a floração dos Ipês é sempre linda e curiosa quando vem a amarela que anuncia a proximidade da Primavera. Estar sob o efeito Ipê é tudo de lindo Edite. Acho lindo este encantamento e suas imagens estão lindas.
    E que os incêndios não venham sacrificar ainda mais a natureza, principalmente em Minas que todo ano passa por terríveis perdas.
    Bela partilha de cores e sentimentos amiga.
    Carinhoso abraço.

    ResponderExcluir