Powered By Blogger

domingo, 9 de setembro de 2018

BOUGAINVILLEAS... eterna primavera


As pessoas são como as flores . As nossas relações são como as flores . Quando bem tratadas e regadas com carinho e atenção ficam a cada dias mais floridas e belas.

Flores e espinhos , belezas diferentes mas que caminham juntas . Impossível captar da vida somente a beleza das flores . Já disse o poeta que “quem  quiser a beleza da rosa , terá que passar pelos espinhos”
Mas, vale o incômodo dos espinhos para se chegar à beleza da flor . Tudo tem sua compensação.







Nesta época do ano , as buganvílias estão presentes com sua beleza exuberante por todos os lados . Em muros, portões , calçadas , quintais trepadeiras ... enfim é uma planta que se adapta tanto em forma de trepadeiras  como em forma de árvores mesmo , quando se têm o cuidado de jardinagem necessário e lhe dão a forma correta.

Impossível ficar indiferente ao seu colorido variado , assim também como fica difícil decidir qual a cor preferida . As tonalidades da floração são muitas indo desde o vermelho carmir até o rosa desbotado , passando por lilás , coral , tijolo ou telha ( acho lindo ), salmão , e tantas outras cores .


Misturando vários tons  vamos ter como resultado maravilhosas cercas vivas ou apenas um a trepadeira de cor única onde descansará seu olhar sobre o belo  com reflexos dourados do sol que brilha sob um céu azulado .


Você sabe de onde vem o nome científico  BOUGAINVILLEA?


É que a espécie foi descoberta no Brasil por um navegador francês Louis Antonie BOUGANVILLE por volta de 1790 que a levou para a Europa  e dali se espalhou para outros espaços ..




Popularizando o nome ficou conhecido como buganvilia , bem como também a conhecem por três Marias devido às  brácteas  em torno da flor . Na verdade , as flores são as centrais e as brácteas são as folhas modificadas em torno de três cuja função seria a de proteger as flores .

Eu a conheço popularmente por primavera. São plantas perenes e florescem durante o ano todo , salvo se não se adaptarem bem ao local de plantio que deve estar sempre húmido , mas nunca encharcado .

 Gostam de espaços abertos ao sol e resistem bem ao frio . Exigem uma poda ao ano , para retirar as flores e folhas envelhecidas . Como é uma planta com espinhos , recomenda-se cuidado no trato com a planta para não se ferir . Algumas têm espinho maiores , em outras os espinhos quase nem são vistos , mas ao ferir poderá haver inflamação da pele , pois são tóxicos .

Apreciam terreno arenoso e para se fazer a muda usa-se 2 partes de areia grossa , uma  parte de terra comum e uma parte de terra vegetal. Pode-se aplicar pelo menos 2 ou 3 vezes ao ano um adubo caseiro feito com cascas de ovos e cascas de frutas e vegetais ou utilize um adubo próprio à venda em floriculturas ou supermercados .

Nesta época do ano , as bouganvílias imperam aqui em minha cidade , alegrando as ruas por onde passamos e colorindo quintais . Vejam essas fotos e inspirem-se !





















3 comentários:

  1. Muito lindas e realmente nos encantam! Ótima e bem florida semana! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, querida amiga Edite!
    Amo flores... as suas estão belas.
    Cores vibrantes e também tiro muitas fotos com flores caindo pelos muros ... Acho tão lindo o efeito disso...
    Tenha dias felizes e abençoados!
    Bjm fraterno e carinhoso de paz e bem

    ResponderExcluir
  3. Muito lindas Edite.
    Da cidade de onde venho elas se exibem belamente.
    Belas informações amiga.
    Grato pela partilha.
    Abraços

    ResponderExcluir