Powered By Blogger

domingo, 21 de abril de 2019

O amanhecer da Ressurreição



Era ao amanhecer !O amanhecer do Primeiro dia da Semana! 
Mas não era um amanhecer comum, um amanhecer apenas com perspectiva de ser ensolarado.
 Não só temos a perspectiva de um dia ensolado que evidencia  matéria . Mas amanhece uma nova aurora,  um novo tempo iluminado pela Luz do Ressuscitado. Uma luz que clareia interiormente , clareia nossa consciência . Trata-se da "Luz Divina que ilumina todos os que dela se aproximam " (Jo 1, 9)

"Algo novo está nascendo , não o vês ?" (Isaias 43, 19)

"A pedra do Túmulo foi removida e amanhece uma nova consciência  planetária ", uma nova espiritualidade , uma nova maneira de ver a vida e de viver o mistério de Deus."( Centro Loyola )

É tempo de esperança e de saída de nossos esconderijos .O Senhor nos chama para agir , provocar mudanças , buscar transformação. Uma maior lucidez se faz presente na consciência dos homens cientes dos problemas sociais e políticos . A Ressurreição de Jesus , nos coloca diante da necessidade urgente de buscar pela justiça , lutar contra as diferenças e preconceitos, usar de sensibilidade para  ouvir o grito dos excluídos.


 Estamos fartos de palavras que soam vazias , que não se concretizam em gestos , palavras e fatos que deixam nosso coração frio, desiludido  ou indiferente .

Crer é fundamental , a fé é imprescindível . Mas uma fé que mexa com nosso interior,  que gera transformações porque analisa e propõe soluções práticas . Fé que nos impulsiona agir ,  que nos faça olhar ao nosso redor e enxergar mais além daquilo que é visível a olho nu.

"Nossos olhos devem ser olhos que ao olhar reconhecem e devolvem dignidade, perdoam , animam , amam.." ( Centro Loyola - pe.Adroaldo Palaoro)
.
Portanto , a partir da Ressurreição incia-se a cada dia uma nova aurora , sempre inédita , sempre diferente . Sempre trazendo novas perspectivas de Vida saudável física e espiritualmente. 

É, tempo de movimento , tempo de ação em favor de melhorias em todos os campos quer seja social, ou político . Um Novo Tempo de Esperança  que se abre para novas possibilidades , vida que se abre para a Luz , como no início da criação .



 E depois da missa da Ressurreição é costume a comunidade organizar um farto café da manhã na praça da Matriz 



As famílias se esmeram e participam com capricho ofertando alimentos para essa partilha , sempre muito esperada .
 Pois é na partilha e na solidariedade que se fixam vínculos cristãos e se fortalecem elos fraternos . 

"Os cristãos tinham tudo em comum, repartiam seus bens com alegria e fortaleciam-se na fé "


Que o nosso compromisso de bons cristãos vitalizados no amor a Cristo Ressuscitado não seja apenas momentâneo . Não seja apenas um entusiasmo Pascal passageiro .
Que a cada dia cresça mais em nós o desejo de nos fortalecer no amor de Cristo para assim colocar em prático gestos e atitudes concretas em busca de um mundo novo e consciente dos problemas que cercam a humanidade .

FELIZ PÁSCOA!


2 comentários:

  1. Momentos de fé e tradição juntas! Lindo! Ótima semana! bjs chica

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Na Sexta_feira Santa, sempre vou a Procissão que ocorre no meu bairro. Bjs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir