Powered By Blogger

terça-feira, 9 de julho de 2019

Baixas temperaturas e ações solidárias





Neste último final de semana , começo do mês de Julho , as temperaturas caíram bruscamente .

Em alguns lugares houve geada e em outros apenas o reflexo da mesma gerando grande frio, difícil de suportar até mesmo debaixo dos mais quentes cobertores ou agasalhos super aquecidos . . .

Se dentro de casa estava insuportável o frio , imagine para os moradores de rua expostos ao frio intenso e congelante da madrugada . Aqui no interior os termómetros marcaram 6 °C pela manhã, sendo que pela madrugada houve uma queda maior.

As notícias pela TV chegam logo de manhãzinha trazendo notícias tristes de mortes por hipotermia nestas madrugadas geladas . Ficamos compadecidos , tiramos nossas próprias conclusões e a nossa vidinha egoísta continua . Nosso cafezinho fumegante pela manhã , nossos poderosos agasalhos , a sopa quente , a casa bem protegida …

Afinal , foge de nosso alcance atender a tanta gente carente . Doamos um cobertor aqui , um agasalho ali , e nossa consciência fica tranquila .

"Obrigado , Meu Deus , porque tenho uma casa que me acolhe em dias frios , cobertores suficientes para a família toda , banho quente e um caldo fumegante quando chego do trabalho" !

Fechamos os olhos e dormimos o sono dos justos , protegidos debaixo de nossos cobertores que em noites geladas se transformam em pequenos fornos domésticos .

E pela manha, vem a notícia : foi encontrado morto um jovem rapaz , morador de rua , corpo encontrado numa casa abandonada da periferia , bem debaixo do seu nariz . 
Sim , debaixo dos olhos de todos nós , moradores desta pequena cidade . A cidade é minúscula e periferia e centro se confundem .

O jovem era alcoólatra , acostumado a morar e dormir na rua , a se alimentar da caridade alheia . Mas, que importa ? Ele também tinha frio . Era um ser humano que tentou se proteger nesta velha casa abandonada . Mas o frio foi além do que ele tinha para se proteger naquela madrugada .

Muitos se comoveram . Outros apenas torceram o nariz : era um alcoólatra... ...Outros criticaram o prefeito , a igreja e suas pastorais ,a ronda policial , a família que julgaram tê-lo ignorado .

Doeu , doeu muito ver aquele quase jovem ali estendido sem vida, vítima do frio intenso da madrugada . Não dá para se sentir culpada , como disse-me uma amiga . Mas , responsável sim !

Em nossa pequena cidade não temos o serviço social de recolhimento de desprovidos de proteção nestas noites frias . Nem igreja alguma , com tantas pastorais da sobriedade , pastoral social e etc, ainda não se moveu para esse trabalho de solidariedade . Nem a prefeitura também com tantos locais em desuso se dispôs até hoje a fazer esse trabalho emergencial. Muito menos policiais se dispuseram em suas rondas rotineiras a prestar atenção nesse pessoal de rua que tão bem conhecem.

E as palavras de Jesus , continuam a ressoar pelo menos em meus ouvidos : “Tive frio e me acolhestes”.

Perdoai-nos , Senhor ! Porque somos responsáveis sim, pela dignidade do ser humano . Faltou-nos a todos um olhar mais abrangente , um olhar amoroso e solidário que nos fizesse sair de nosso conforto e buscar soluções plausíveis para evitar tragédias como essa .

Que este caso seja o termômetro para que ações transformadoras possam surgir a curto e médio prazo, evitando assim novas situações que só depõem contra a administração de nossa pequena cidade e nos deixam de coração partido .



Neste inverno , doe um agasalho !
Mas , participe também de ações solidárias .
Melhor que doar um bem material é doar o seu tempo !

3 comentários:

  1. Boa noite de paz, querida amiga Edite!
    Tambem tenho agradecido todo Santo dia por ter um lar... Uma cama quente... Roupa de frio... Meias de la... Alimento quentinho... Enfim, temos tudo.
    Tenho visto gente nas calcadas derrubada pela droga. Fico muito mal.
    Nossa alegria e bombardeada o tempo todo pois um senelhante abandonado a sorte comove
    Muito bom seu post!
    Tenha dias aquecidos pelo Amor de Deus e Pela caridade fraterna!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
  2. Estamos mesmo passando uma severa onda de frio e fico penalizada ao ver quando outros nada tem,enquanto temos roupas e cobertores quentinhos a nos proteger! Por isso todos nós temos que doar, ajudar, fazer nossa parte! Bom te ver! beijos, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Aqui em São Paulo, há noites que foram congelantes... Bjs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir