Powered By Blogger

sábado, 18 de setembro de 2021

Jacarandás e ipês: Você sabe a diferença ?

 E cá estou eu a  deixar claro mais uma vez  minha paixão pela florada dos  ipês. 

O que acontece é que o período colorido dessa floração magnífica ainda não acabou . 

Já tivemos em abundância a floração dos ipês roxos que começam a florir a partir de maio  e logo após, os amarelos  intensos como o brilho dourado do sol . 

Estes últimos tem o ápice de sua rápida floração em meados de agosto início de setembro .

Os últimos a florir são os brancos , dos quais falarei em outra ocasião .

Já setembro chegou trazendo para nós, agora a floração dos ipês rosados . 

Muitos podem não saber diferenciar as espécies de  ipês roxos com os ipês rosados .

 Eu mesma , quando ouvia falar em ipê roxo imaginava encontrar flores roxas com tonalidade mais azulada . E sempre me perguntava o porquê do nome ipê roxo quando na verdade suas flores são de uma tonalidade rosa intenso inclinando para o pink . Mas nada de tom roxo-azulado .

 Depois de algumas pesquisas , agora consigo identificar os ipês que tenho no sítio de tom rosa bastante intenso , como "ipês roxos " como sempre se refere o caseiro .

Este é o ipê roxo que tenho no sítio  cujas flores são de um tom rosa bem intenso beirando a pink.
Eu o chamos de "rosado", mas o caseiro jura que é "roxo"

Explicam os estudiosos da planta que muitos jacarandás  também florescem agora na primavera e são da mesma família dos ipês .

Suas  flores são  bastante similares às do ipê  . Normalmente são confundidas e chamadas de "ipê roxo " pela sua coloração de tonalidade roxo-azulada.

Jacarandá de flores roxo-azuladas , muito semelhantes às flores do ipê 
As vagens também diferem em forma e tamanho .

Jacarandá é da mesma família dos ipês . Famíla de nome científico Bignoniaceae. São parentes próximos .


Vagem do ipê

Convém dizer que a diferença se encontra nas vagens de sementes semelhantes , mas de formas diferentes.

Sementes do ipê

Vagem e Sementes do jacarandá 

Minha cidade é pequena , mas rica em espécies de ipês de todas as cores . Eu a chamo de "cidade dos ipês", embora saiba que existem lugares bem mais ricos dessa espécie .

Hoje vou trazer aqui a última floração dos ipês  rosados.  

Bem perto de minha casa , virando a esquina para o supermercado já avisto de longe a floração espessa e rosada que acontece todo ano em setembro .




Ipê rosado da praça da quadra de esportes. Agradável é caminhar ali no calçadão e parar para um respiro de gratidão .





Apreciar essa beleza no caminho das compras e parar à distância para uma contemplação agradável aos olhos . 

**************

Este é o ipê bola que fica bem na minha rua , uma eaquina acima de casa. Eu o chamo de ipê rosado . Floresce logo no início do ano . Final de abril, começo de maio . Do meu portão eu o contemplo.

Como eu nunca vi uma espécie de jacarandá , fica difícil estabelecer a diferença . Aqui no meu município florescem de vários tons . Alguns rosas mais intensos , outros rosas mais claros , brancos e amarelos .

Começam a escalada de flores final de abril , começo de maio . E seguem embelezando ruas e campinas , enchendo nossos olhos de admiração e nos colocando diane da Divindade , seu Criador .




6 comentários:

  1. Ótima postagem aula Edite.
    Eu sempre pensei no roxo do ipê e nunca via.
    Muito bom ter estas arvores pela terra e sentir a beleza da Primavera com todas as anunciações deste.
    Meu abraço de paz

    ResponderExcluir
  2. Que legal e explicaste muito bem! Aqui na minha rua estão florescendo os jacarandás roxinhos...Lindo de ve! beijos, ótimo domingo,chica

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Edite,
    Gostei das suas explicações sobre as cores dos ipês!
    Para mim todos são lindos e tenho adorado vê-los nas fotos que Anete e Celina vão mostrando.
    Dá para notar a diferença entre o ipê roxo e rosado, que é mais clarinho.
    Em Portugal que eu saiba não há ipês, mas sim jacarandás, mas as flores são diferentes, mas são lindas também.
    Lisboa tem imensos jacarandás!
    As suas fotos estão maravilhosas.
    Adorei!
    Um beijinho e uma ótima semana.
    Ailime

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante a sua postagem.
    Aqui perto de mim há alguns Jacarandás roxos, adoro quando estão em flor.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Belíssima postagem! Parabéns! Abraços! Ester - São Paulo - SP

    ResponderExcluir