Powered By Blogger

terça-feira, 31 de março de 2020

ÉRAMOS SEIS: remake inesquecível




Na última sexta-feira , com direito a reprise no sábado, o remake de èramos Seis , de Angela Chaves chegou ao final . Um final surpreendente e inédito , tendo em vista que em outras apresentações o folhetim chegava ao final com a protagonista Lola ( Glória Pires ) amargurada e sozinha num asilo., uma vez que excetuando a morte de Carlos , o filho mais velho , cada um dos demais tomou o rumo da própria vida . 

Mãe zelosa e amorosa, esposa dedicada e submissa, capaz de aguentar as bebedeiras do marido e suas grosserias pacificamente. O “pior” de tudo é que Lola nos faz crer que é uma esposa feliz. Lola é a grandeza dessa família, pois ela é capaz de tudo para que cada um deles viva da melhor forma possível. Durante toda a narrativa, Lola questiona a sua qualidade como mãe, como se esse fosse o papel que ela mais gosta de representar. Ela é sempre muito dedicada e comprometida.

Os últimos capítulos já vinham assinalando mudanças radicais . Era tocante ver o olhar de apaixonado de Seu Afonso( Cássio Gabus Mendes ) , o vendeiro da rua , que após a morte do marido de Lola  foi tocado pelo cupido , tornando-se cada dia mais apaixonado por ela .

Aliás , eu considero essa participação de Cássio Gabus Mendes uma de suas melhores interpretações tanto  na química com Dona Lola quanto à convivência de amor e respeito que tinha com sua filha Inês ( carol macedo ).Esta  também personagem destaque no folhetim , destacando-se pela educação, bondade, gentileza ,  e outros valores completamente contrários aos de sua mãe .

(Ângela Chaves )   . 
"Antes de mais nada, é importante dizer que se trata de uma história atemporal, que traz para o debate conflitos universais. Estamos contando a história de uma família, seus laços e como seus integrantes fazem para se manterem unidos mesmo nos momentos mais difíceis. No fundo, é sobre o que une as pessoas, as relações de amizade, de parentesco e solidariedade”. -(o fuxico)



Bem , mas o intuito não é aqui fazer um resumo da história , que a maioria das pessoas já deve conhecer .  UMa readaptação para a TV , de Ângela Chaves , agora com mais recheios românticos e até cômicos, como é o caso do personagem Zeca ( Eduardo Sterblitch) que fazia par com Olga ( Maria Eduarda)  sua esposa . Os dois afinadíssimos é que davam aquele tom de humor à trama.
 O que marcou muito na novela também foi a trilha sonora ,
Novela das seis traz canções de outras décadas em novas versões.
 Temos a participação de Roberto Carlos em "A deusa da minha rua " um clássico da música brasileira (1955) , imortalizado na voz de Nelson Gonçalves 

A DEUSA DA MINHA RUA

música tema de Afonso e Lola 

A deusa da minha rua
Tem os olhos onde a lua
Costuma se embriagar
Nos seus olhos eu suponho
Que o sol num dourado sonho
Vai claridade buscar

Minha rua é sem graça
Mas quando por ela passa
Seu vulto que me seduz
A ruazinha modesta
É uma paisagem de festa
É uma cascata de luz

Na rua uma poça d'água
Espelho de minha mágoa
Transporta o céu para o chão
Tal qual o chão da minha vida
A minha alma comovida
O meu pobre coração
Infeliz da minha mágoa
Meus olhos são poças d'água
Sonhando com seu olhar

Ela é tão rica e eu tão pobre
Eu sou plebeu e ela é nobre
Não vale a pena sonhar
Infeliz da minha mágoa
Meus olhos são poças d'água
Sonhando com seu olhar

Ela é tão rica e eu tão pobre
Eu sou plebeu e ela é nobre
Não vale a pena sonhar

******************************



 Linda flor
( música tema de Lola )

Ai, Ioiô Eu nasci pra sofrer
Foi olhar pra você
Meu zoinho fechou
E quando o zóio eu abri
Quis grita, quis fugir
Mas você
Eu não sei porque
Você me chamou
Ai, Ioiô
Tenha pena de mim
Meu senhor do Bonfim
Pode inté se zangar
E se ele um dia souber
Que você é que é
O Ioiô de Iaiá
Chorei toda noite, pensei
Nos beijos de amor que te dei
Ioiô, meu benzinho do meu coração
Me leva pra casa, me deixa mais não

***************************************************


 Estrada  do sol 

É de manhã, vem o sol mas os pingos da chuva que ontem caiu

Ainda estão a brilhar

Ainda estão a bailar ao vento alegre que nos traz esta canção

Quero que você me dê a mão

Vamos sair por aí sem pensar no que foi que sonhei, que sofri, que chorei

Pois a nossa manhã só nos fez esquecer

Me dê a mão, vamos sair pra ver o sol

É de manhã, vem o sol mas os pingos da chuva que ontem caiu

Ainda estão a brilhar

Ainda estão a bailar ao vento alegre que nos traz esta canção

Por aí, sem pensar no que foi que sonhei, que sofri, que chorei

Pois a nossa manhã só nos fez esquecer

Me dê a mão, vamos sair pra ver o sol

Quero que você me dê a mão

Vamos sair por aí sem pensar no que foi que sonhei, que sofri, que chorei

Pois a nossa manhã só nos fez esquecer

Me dê a mão, vamos sair pra ver o sol

É de manhã

************************************************************************************

Música-tema de Inês (Gabriella Saraivah/Carol Macedo) e Carlos (Xande Valois/Danilo Mesquita) foi gravada pela primeira vez em 1917.


ONTEM AO LUAR

Ontem ao luar
Nós dois em plena solidão
Tu me perguntaste
O que era dor de uma paixão
Nada respondi
Calmo assim fiquei
Mas fitando azul do azul do céu
A lua azul eu te mostrei
Mostrando-a ti
dos olhos meus correr senti
Uma nívea lágrima e assim te respondi
Fiquei a sorrir por ter o prazer
De ver a lágrima nos olhos a sofrer
A dor da paixão não tem explicação
Como definir o que só sei sentir?
É mister sofrer para se saber
O que no peito o coração não quer dizer
Pergunta ao luar travesso e tão taful
De noite a chorar na onda toda azul
Pergunta ao luar do mar a canção
Qual o mistério que há na dor de uma paixão
Se tu desejas saber o que é o amor
Sentir o seu calor
O amaríssimo travor do seu dulçor
Sobe o monte a beira-mar ao luar
Ouve a onda sobre a areia lacrimar
Ouve o silêncio
A falar na solidão
De um calado coração
A penar a derramar os prantos seus
Ouve o choro perenal
A dor silente universal
E a dor maior
Que é a dor de Deus
Se tu queres mais
Saber a fonte dos meus ais
Põe o ouvido aqui na rósea flor do coração
Ouve a inquietação da merencória pulsação
Busca saber qual a razão
Porque ele vive assim tão triste a suspirar
A palpitar em desesperação
Na teima de amar um insensível coração
Que a ninguém dirá no peito ingrato em que ele está
Mas que ao sepulcro fatalmente o levará

*********************************************

Apenas uma mostra do que foi a trilha sonora de "ÉRAMOS SEIS"

Um verdadeiro enlevo para os ouvidos . 

Em tempos de tanta falta de estilo musical , foi um deleite ouvir músicas de décadas passadas em vozes de nossa época  e novos arranjos .




Nenhum comentário:

Postar um comentário