sábado, 15 de junho de 2019
meus 71 anos
4...3...2...1...e a passagem acontece! Mais um ano transcorrido! Mais uma rosa colhida no jardim da vida. Aniversariar e sempre motivo de alegria. Nao que a vida tenha sido so sorrisos. Pelo contrário, um ano de incertezas, de dúvidas, de expectativas frustradas.
Sao os caminhos pedregosos e íngremes que nos fazem crescer em aprendizado, forfalece nossa fé quando n'Ele confiamos e n'Ele nos nos apoiamos. E eu sou grata a Deus por todas as graças a mim concedidas nesta fase da vida.
Completar setenta e um anos com saude e boa disposição para dar os próximos passos so pode ser benção de Deus. Então meu coração é so gratidão. Gratidão pela vida que ainda borbulha em meu ser. Gratidão pelos amigos e familiares que me apoiam, me dao suporte e se fazem sempre presentes.
Quantos "uns"eu ainda colocarei em minha coletânea de anos?
É o que sempre me pergunto. Pensamentos que me ocorrem casualmente, mas que nao me preocupam, porque tenho consciência do caminho já percorrido. Cada dia é muito importante. Ha caminhos ainda nao trilhados, dos quais peço a Deus forca e vigor, coração aberto a gestos inovadores que me permitam conservar o otimismo , afaste de mim o cansaço e o desânimo que eventualmente venham me afligir.
Obrigado, Senhor pela missão que a mim confiastes. E se for da tua vontade, permita- me celebrar a festa da vida por muitos verões e primaveras.
s
*****************************************************************************************
justificando: meu computador"pifou".
Estou digitando de um velho tablet, péssimo. Mu dicil postar com ele. Consegui fazer esta postagem depois de varias tentativas. Apenas para registrar meu niver., sem conseguir postar nenhuma foto. Assim qhe conseguir usar mdh computador, volto a postar e colocar as visitas em dia. Espero que compreendam.
domingo, 2 de junho de 2019
JUNHO ! Metade do ano , metade da vida...
Finalizando o mês de maio ontem , acabamos de dar mais um passo encerrando mais um ciclo dos meses do ano .
O tempo voa , não perdoa nunca . Esteja você triste resignada , infeliz ou guardando dentro de si sentimentos que machucam o coração , os dias correm inexoravelmente como a areia na ampulheta . Um deslizar lento , dissimulado , quase imperceptível , mas ao chegar junho querendo ou não a realidade se faz presente :2019 entra na sua curva mais acentuada .
Estamos na metade do ano !
Foram tantos acontecimentos, tantas apreensões , dores resignações, revolta , tentativa de vencer apoiada na busca pelo crescimento espiritual , no amadurecimento natural que as fortes emoções tendem a nos acrescentar .
E assim , cheguei a junho , metade do ano e metade da vida por assim dizer . É hora de ter um olhar voltado para novos horizontes possíveis que se abriram a partir do marco que ficou para trás .
Olhar para duas direções antagônicas , visualizar momentos de superação , sucesso e conquista , ter a plena sensação de que não houve falhas no quesito atendimento diferenciado , muita dedicação, carinho e paciência . Restou a saudade , a vontade de ainda estarmos fazendo a caminhada juntos . Tínhamos planos , projetos , mas Deus tem os seus para cada um de nós e sempre corremos o risco de interrompermos nossa caminhada a qualquer momento
Neste início de metade do ano meu olhar deve fixar-se mais no sentido inverso . Aprender a caminhar sozinha está sendo difícil , mas não impossível . E nesta segunda metade do ano meu objetivo é a cada dia mais superar obstáculos , vencer barreiras preconceituosas de pessoas que ainda não acreditam em minha capacidade de empreendedorismo rural .
Usando daquilo que aprendi quando caminhávamos juntos , aliado à minha sede de saber , de estar sempre buscando informações e novos conhecimentos na área, essa metade do ano que se inicia irá sempre acrescentar fórmulas novas de empresariar aquilo que me ficou atribuído .
Que esta metade do ano seja um momento de superação e contínua busca pelo crescimento espiritual e emocional, sempre procurando agir com discernimento , paciência e equanimidade .
Que venha Junho carregado de boas energias , que os bons ventos carreguem para longe toda a tristeza , fragilidade e insegurança vividas até agora . Que o sol brilhe e faça nascer sementes de esperança .
sábado, 11 de maio de 2019
Bráulio Bessa : MÃE, um pedaço de Deus me dando um pedaço de vida
Se eu vivesse mil vidas neste mundo não seria o bastante pra te amar
Poesia de Bráulio Bessa
ta
Mãe quantas vezes eu penso aqui sozinho
Se eu mereço um amor puro e forte
Se foi Deus, o destino, ou se foi sorte
Afinal é tão duro este caminho e
Aí chega você com este jeitinho
Me dizendo por onde caminhar
Cada pedra que eu devo desviar
Não descuida de mim por um segundo
Se eu vivesse mil vidas neste mundo
não seria o bastante pra te amar
Te amar pelas noites mal dormidas
Por pensar mais em mim do que em você
Pelas vezes que ouvi você dizer
Que a vida era cheia de feridas
E que é justo nas dores mais doídas
Que a gente aprende a suportar
Que é caindo que e aprende a levantar
Até mesmo do poço mais profundo
Se eu vivesse mil vidas neste mundo
não seria o bastante pra te amar
Te amar por ser brisa e furacão
Pelas vezes que eu tirei o seu juízo
Pelas vezes que eu estive indeciso
E você me ensinou a direção
Te amar, MÃE, por pura gratidão
Te amar, simplesmente, por te amar
Não existem palavras pra explicar
Só se pode sentir bem lá no fundo
Se eu vivesse mil vidas neste mundo
não seria o bastante pra te amar
Te amar por estar perto de mim
Não por ter seu sangue ou sua cor
Te amar só por ter o seu amor
Te amar mais pelos 'nãos' que pelos 'sins'
Te amar por plantar no meu jardim
o amor maior que se pode amar
e mostrar a forma certa de regar
este sentimento puro e tão fecundo,
se eu vivesse mil vidas neste mundo
não seria o bastante pra te amar
Sabe por quê,
Por você ser inteira em pedaços,
Por ser lar e por ser lida
Por ser mil em uma só
Por ser sempre repartida
Por ser um pedaço de Deus
Me dando um pedaço de vida!
quinta-feira, 9 de maio de 2019
Ameaça de temporal
No
meio da tarde o céu escureceu . O sol que antes estava tímido,
receoso de mostrar sua luminosidade , de repente bateu em retirada.
Quando
assim acontece , sinto as pessoas desassossegadas . Não param de
olhar para o céu na iminência de se encharcar na hora da saída de
trabalho.
Mães
ficam ansiosas e preocupadas , a toda hora olhando para o relógio e
já preparando o guarda chuva para o momento de buscar o filho na
escola
A
saída da escola mais parece um vespeiro em situação de alerta ..
Algumas crianças correm para o carro do pai que as esperam . Outras
saem correndo na chuva mesmo , tamanha é a ânsia de liberdade .
Chegam em casa encharcados , mas, finalmente em casa ! Outras se
encolhem debaixo do guarda chuva que a mãe pressurosa correu a lhes acolher . Buzinas .. corre corre … um desassossego sem fim .
Neste
momento eu me encontrava numa das salas de administração da
Biblioteca municipal junto com alguns colegas que também
frequentam o curso de “Empresário Rural “. A mesma movimentação
ocorreu na sala de aula do piso superior de onde podíamos
acompanhar pela janela o escurecer crescente do céu carregado de
nuvens escuras que prometiam temporal .
Era
dia de visita técnica na zona rural , na propriedade de um dos
alunos . Esta visita técnica é muito importante porque estaremos
vendo na prática qual a situação da propriedade e onde será
preciso investir, como investir e qual a melhor opção dentro da
cadeia de agronegócio que o proprietário atua . Esta visita, sem
dúvida, complementa os ensinamentos teóricos feitos à distância ,
aprendizado este que já nos serve de subsídio.
Pusemo-nos
a caminho , mas logo paramos à beira da pista na saída da cidade .
As nuvens vinham escurecendo mais e mais , cobrindo todo o céu
numa movimentação assustadora .
Eu,
particularmente estava muito interessada na visita que , aliás
aconteceria em minha propriedade , esta muito carente de consultoria. .
Infelizmente
a visita não aconteceu . Impossível enfrentar aquele temporal
ameaçador . Mal deu tempo de chegar em casa e estacionar na garagem
.
Durante
uns 40 minutos choveu torrencialmente , obrigando-me a esperar que a
chuva desse uma pausa que me permitisse descer do carro .
Enquanto isso...
Chuva
que cai assim num repente
chuva
que mexe com a alma da gente
Deixa
o coração contente
Faz
o sono vir rapidamente .
domingo, 5 de maio de 2019
Botando a cabeça prá funcionar/13 : Os encantos do sítio
Hoje é dia de "botar a cabeça prá funcionar com a Chica "
E , olha eu , que pontual ! Mais uma vez não perdi o dia , que acontece sempre nas datas 5, 15 e 25 de cada mês . Essas brincadeiras com a Chica são prá lá de legal , porque fazem com que eu permaneça "ligada" nas datas . Sou muito distraída e estou sempre me atropelando com datas e/ou eventos . Tenho procurado me educar , aprendendo a ser mais disciplinada e assim aumentando minha satisfação pessoal .
Ficando satisfeita comigo mesma , sinto meu ego "inflar " ( no bom sentido , claro .)
https://chicabrincadepoesia.blogspot.com/https://chicabrincadepoesia.blogspot.com/
A imagem de hoje é bem sugestiva .
Os encantos do sítio
Quão livre se sente essa criança longe do corre corre da cidade grande!
Longe das buzinas e do trânsito ininterrupto , sempre preso às mãos dos pais ,como um cãozinho na coleira , sem liberdade para correr livremente num espaço que possa ser considerado apenas seu .
Um espaço grande o suficiente , com um gramado verde a perder de vista e tendo como teto o céu azul com o sol a brilhar .
Dos lados o verde irresistível , de som apenas o cri cri dos grilos , o gorjear dos passarinhos , o cacarejar da galinha e quem sabe mais ao longe o som de uma cascata a cantarolar suavemente no gotejar de suas águas .
Oh, liberdade ! Liberdade desejada inconscientemente e que de repente como num conto de fadas pode se tornar real .
Que bom poder o ar puro respirar , correr até se cansar , sem semáforos a lhe barrar , sem o medo a lhe espreitar ...
Os olhinhos brilhando , os passinhos apressados no encalço de uma galinha movido pela curiosidade infantil própria de sua idade .
Quantas horas poderia ali passar , de tudo se inteirar e quem sabe mais tarde até as galinhas alimentar .
**********
Assim acontece com Maria Eduarda quando vai ao sítio. De tudo quer experimentar um pouco . Monta o pequeno cavalinho como uma "grande" amazona , visita o mandiocal , dá uma geral na horta e depois corre apressada as galinhas alimentar .
Esta foi minha participação . Clique aqui e veja a participação de amigos . E , que tal , participar também ?
Abraços
Edite
quarta-feira, 1 de maio de 2019
Maio Chegou ....
Abri
os olhos e...de repente Maio estava lá anunciando promessas!
Puxa
! Quinto mês do ano , quase metade do ano ! O tempo é mesmo
assombroso . Vai escoando aos poucos e de repente acabou-se a
areia na ampulheta !
Mês de
maio é sempre um mês muito alegre e festivo .
Chega
logo de início lembrando o dia do Trabalhador com
celebrações festivas e também manifestações . Umas
pacíficas , outras nem tanto , mas todas a nos indicar que uma nova
cultura começa quando trabalhador e trabalho são tratados com
respeito , justiça e salários dignos .
Maio é
por excelência o "mês das mulheres ": mães , noivas ,
flores, moda e toda essa beleza relacionada ao mundo feminino .
Um
mês agradável com manhãs e tardes mais frescas , dias de sol
cálido e confortável , céu quase sempre azul trazendo consigo a
passarada e borboletas a gorjear nos campos repletos de flores
silvestres .
Uma
atenção especial para Maria , mãe das mães , Maria , mãe de
Jesus que a todos nós conduz , a qual veneramos e a exaltamos no seu
andor florido adentrando pela Igreja.
Em
procissão ,
seguida
pelos devotos,
entoando
cantos de fé
velas
simbolizando luz ,
flores
símbolo do amor
a
traduzir brotos
fecundos
em seu jardim,
lá
vai Maria a nos entregar
nos
braços de seu Filho Jesus
Santa
Mãe de Deus
acompanha-nos
com tua proteção
enquanto
te brindamos
com
uma singela oração
que brota de nosso coração
edite
edite
Que o mês de maio traga o clima
agradável do outono para você. Com ventos que soprem otimismo e um
calor leve que amorne seu coração.
****************************************************************
HOMENAGEM PÓSTUMA
Em meio à alegria vindoura do mês , o povo foi também surpreendido com a morte de Beth Carvalho, "a madrinha do Samba "
Familiares , amigos e fãs choram a morte da cantora . A tristeza e a saudade são fatos compreendidos e respeitados , mas fica-nos o legado de sua colaboração no mundo do samba , tão masculino , mas que teve seu tabu quebrado por mulheres guerreiras a lutar contra esse preconceito, encabeçadas pela cantora :
Familiares , amigos e fãs choram a morte da cantora . A tristeza e a saudade são fatos compreendidos e respeitados , mas fica-nos o legado de sua colaboração no mundo do samba , tão masculino , mas que teve seu tabu quebrado por mulheres guerreiras a lutar contra esse preconceito, encabeçadas pela cantora :
Citações de Beth Carvalho
"O mundo, não só o samba, é machista. Melhorou bastante devido à luta das mulheres, mas a cada cinco minutos uma mulher apanha no Brasil. É um absurdo. Parece que está tudo bem, mas não é bem assim. Sempre fui ligada a movimentos libertários."
O
povo é uma coisa, o governo é outra. O povo é sempre bom em
qualquer lugar do mundo. Os governos é que são terríveis.
A
cada cem anos você tem um Pixinguinha, um Cartola, um Vinicius de
Moraes... A mesma coisa na liderança política.
segunda-feira, 29 de abril de 2019
Suavidade ao amanhecer ...Agradecimento...
Minha Oração da manhã
Pai, todo poderoso! Meu Deus e Senhor!
Cubra-nos com tua benção e nos fortaleça mais este dia.
Dia que nos preparaste com cuidado e carinho.
Ensina- nos a vive-lo com gratidão.
Diante das dificuldades, esclareça minha mente e coração para tomar a decisão mais precisa e sensata. Derrame bençãos sobre minha família, para que diante de diagnósticos supostamente desfavoráveis tenham fé e confiança em Ti para superar desafios. Que o desânimo e a falta de fé não recaia sobre nenhum de nós. Tenhamos sempre em mente que " o Senhor é meu pastor e nada me faltará".
Confiantes em Ti sempre caminharemos.
*************************************
Amanhece !
Um novo céu
Uma nova mistura de cores
Mistura de pensamentos !
Entre todos , um só se sobressai:
A certeza de que Deus nos acompanha
e através das cores celestes
nos mostra várias possibilidades
Intensidade nos projetos , suavidade no falar
tranquilidade no esperar
modéstia ao se comunicar
cautela no caminhar
e Deus para nos acompanhar !
e Deus para nos acompanhar !
Assinar:
Postagens (Atom)












