Powered By Blogger

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

O colecionador de lágrimas : resenha

Holocausto nunca mais

Finalmente eu terminei de ler o romance histórico-psiquiátrico de Augusto Cury: O COLECIONADOR DE LÁGRIMAS: Holocausto nunca mais

Fui atraída por esse título numa dessas minhas viagens à Goiânia. Após ter lido sobre seu lançamento numa revista, dou de cara com o exemplar numa conexão em Campinas.
Não deu outra. Imediatamente o comprei. Aliás , porque já li alguns exemplares do autor e compartilho das críticas positivas feitas a ele como escritor.
********************************************************************************

Augusto Cury se preocupou em fazer referências bibliográficas e assim mostrou ao longo da história ter pesquisado vários livros de história que o direcionasse. Também visitou campos de concentração:  (Auschwitz- Birkenau), podendo ver ali resquícios das atrocidades cometidas contra homens, mulheres e crianças silenciadas numa câmera de gás como se fossem objetos, além de dialogar sobre a história com seu guia particular.

Minha responsabilidade perante milhões de leitores em mais de 60 nações não é produzir uma obra que faça sucesso, mas que possa trazer alguma contribuição à consciência crítica e à formação de mentes livres."


"A violência não é produzida apenas por seus patrocinadores, mas também pelos que se calam sobre ela...” (Augusto Cury)


Um romance que envolve do começo ao fim, onde começa apresentando o professor Júlio Verne . Um renomado professor de história de uma universidade, que usando de sua perspicácia provoca seus alunos a abandonarem a posição de meros espectadores levando-os a refletir sobre fatos históricos da Alemanha nazista e formularem sua própria opinião.
Formar mentes pensantes é mais poderoso do que usar armas”

O professor queria que seus alunos não só conhecessem os fatos históricos, mas que descobrissem com profundidade as crueldades das ações de Hitler e como esse homem conseguiu manipular uma sociedade fragmentada de forma tão brutal.
O livro aborda a infância de Hitler, sua mediocridade, falta de cultura e o oportunista social que demonstrou ser.
O Führer era um populista. Seduzia e enganava a sociedade , sem nenhum sentimento de culpa, com ideias impraticáveis para agigantar seu psiquismo”

Falsificando a realidade, Hitler conseguia sempre fazer fluir a confiança e despertar a esperança diante dos líderes da Alemanha.


Hitler, o homem que amava as artes, adorava cinema , via filmes de desenho animado, teatro e lia histórias infantis.
Hitler , um confesso amante da música, escritor sem brilhantismo, pintor de aquarelas, declarava:

Sou um artista, não sou político. Quando terminar a guerra ,pretendo me dedicar às artes...”


"Com uma mão ele destruía, com a outra acariciava. Com uma mão manipulava a espada, com a outra o pincel”..


Eu confesso que fiquei perplexa ao conhecer fatos da infância de Hitler  sua frustrações e como sua personalidade foi se formando, transformando-o num dos maiores monstros que a história já conheceu. É de impressionar seu magnetismo social e sua mente complexa e ardilosa.

"Antes de devorar os judeus, eslavos, marxistas, homossexuais, ciganos , maçons, Hitler usou estratégias para devorar a alma dos alemães, um dos povos mais cultos de seu tempo, portador provavelmente da melhor educação clássica"( Augusto Cury)



 Dica:

Para quem gosta e quer saber mais sobre o período nazista,pderá completar seus conhecimentos assistindo ao filme:

"A queda, as últimas horas de Hitler"
 O filme mostra os derradeiros 12 dias do Terceiro Reich, em meio ao confinamento de Hitler em um esconderijo na Berlim sitiada pelas tropas soviéticas.

Se tiver oportunidade, assistam ! Vale a pena conferir também.


,

8 comentários:

  1. http://www.youtube.com/watch?v=slwnipcAA6M
    link pra quem quiser ver o filme indicado no seu post

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Joachim_Fest
    link pra ler sobre o autor do livro que deu o filme

    Edite, sobre a vida de Hitler antes de chegar ao poder eu já li algo há muitos e mutos anos... não me lembro o título do livro... me lembro bem da implicância dele contra judeus por fatos que ele enfrentou na infância... me lembro que na época qdo li o tal livro ficou-me a imagem de uma mente seriamente conturbada... agora há talvez um ano eu li sobre um livro ou livreto de Martinho Lutero abordando negativamente o povo judeu e dizem que esse livro inspirou/influenciou Hitler na sua guerra pessoal contra todo esse povo. Esse livro de Lutero esteve em pauta entre protestantes recentemente.
    Paz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá paz. Augusto Cury neste livro aborda bem operfil sociopata de Hitler , Quanto a obras de lutero tê-lo influenciado, nada sei a respeito. Tenho um DVD sobre a história de Lutero que o revela como uma boa pessoa preocupado como os menos favorecidos. Um filme bastante polêmico e que vale a pena ser visto. Talvez vc encontre algum vídeo do filme com um trailer do mesmo, se casualmente se interessar.
      Ah, vi o trailer do filme com Peter Otoole e já registrei na minha lista de " para ser visto".

      Excluir
    2. Edite, segue um link sobre ao que me referi dos escritos de Martinho Lutero
      http://pt.wikipedia.org/wiki/Sobre_os_Judeus_e_Suas_Mentiras
      Paz

      Excluir
  2. Ele tem imensos livros, e alguns que gosto muito são sobre "análise da inteligência de cristo" e " o mestre da sensibilidade"! Ambos muito bons...

    Beijinho, amiga

    ResponderExcluir
  3. Edite, há uns poucos dias, assisti (TV) a uma palestra de Gloria Steinem e, a pedido de muita gente da audiência, ela passou uma relação de leitura recomendada e o último livro ela recomendou muito muito muito... anotei e dei uma busca... logo em seguida vc fez esse post aqui... fiquei matutando por dias... pensando se comentava ou não com vc... esperei e não me aquietei... então fui procurar o livro em português... 220 páginas, "Exterminem Todas as Bestas" de Sven Lindqvist, 81 anos, sueco, com Doutorado em História da Literatura. A seguir alguns links pra vc ler sobre o livro.

    . . . Relembra a visão europeia sobre as “raças inferiores”: «a verdadeira compaixão das raças superiores consistia em facilitar-lhes o desaparecimento». Recorda que o Extermínio dos judeus pelo Terceiro Reich não foi original: «Hitler encontrou modelo nos britânicos e noutros povos do ocidente só que ele virou-se para Ocidente». http://metaiuris.com/pinokio/index.php?topic=3965.0

    . . . O holocausto nazi foi único — na Europa. Mas, afirma Sven Lindqvist, Auschwitz foi a aplicação industrial moderna de uma política de extermínio sobre a qual há muito assentava o domínio europeu na América, Austrália, África e Ásia.
    http://www.angola-shop.com/Sven-Lindqvist-Exterminem-Todas-as-Bestas

    . . . Um livro inquietante.
    http://suitedeideias.blogspot.com/2008/04/livro-recomendado-xi-exterminem-todas.html

    Infelizmente na Wikipedia nada há em português sobre esse brilhante sueco. Em todo caso te envio em inglês http://en.wikipedia.org/wiki/Sven_Lindqvist e a partir daí seu filho ou sua filha poderá ler em alemão, se houver interesse.
    Paz

    PS - Se vc nunca leu Joseph Conrad, recomendo o único livro dele que li, "Lord Jim"... deu filme em preto e branco com Peter O'Toole... vi o filme... li o livro. Ah!sim, pra entender pq trago Joseph Conrad tem de ler os textos dos dois primeiros links que estou te enviando.
    Paz... outra vez.

    ResponderExcluir
  4. Olá Paz. Obrigada pelas dicas. Anotei todos os links. Gosto de boas leituras e boa informação. Vou acessar os links assim q for possível. Abcs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então paz, acabo de ler sobre Lutero e se tratado anti-semita. Chocante. Faz-me pensar ter sido ele o precursor de Hitler . E tudo em nome de Deus, como diz em certo trecho:"e
      xterminar a raça para nao atrair sobre si a ira de Deus". O filme do qual lhe falei, mostra um outro perfil do personagem Lutero. Abcs.

      Excluir