Powered By Blogger

sábado, 16 de junho de 2012

Marcas do tempo



Hoje pela manhã me peguei no espelho perscrutando as marcas do tempo implantadas no meu rosto.
Qual a mulher que nunca se pegou nesta atitude?
O tempo é implacável. Mais dia , menos dia as temíveis marcas começam a aparecer. Por menos vaidosas que queiramos parecer ser, impossível não notar e às vezes até se incomodar com essas traiçoeiras marcas.
Traiçoeiras , sim, porque parecem surgir do nada. Um belo dia você acorda olha-se no espelho e vê que sua aparência está muito mudada. Perdeu a jovialidade e os atrativos físicos de outros tempos.
Não lamento e nem sofro pelas marcas adquiridas com o tempo.
Elas são os registros das lições adquiridas ao longo dos anos. Revelam minhas experiências , meus tombos e recomeços , conquistas e fracassos.
Com orgulho assumo as marcas em mim deixadas pelo tempo.São as frustrações, tristezas e mágoas pelas quais passei nesta minha jornada. Assim como também  expressam ensinamentos que passei aos que puderam trilhar comigo um pequeno desse trecho . Equívocos, atitudes impensadas também deixaram marcas, frutos da inexperiência ou da impulsividade .
Sem essas marcas eu teria apenas passado pela vida sem vivenciar as emoções destinadas ao crescimento espiritual comum a nós mortais.
Independente das marcas que ainda possam surgir, acredito ter ainda muito a aprender e a ensinar.
Fecho os olhos e volto ao passado. Quanta coisa poderia ter sido diferente se tivesse me posicionado de uma outra maneira!
Teria sido melhor sucedida? Mais feliz ou o arrependimento talvez me acompanhasse pelo resto de meus dias?
Não dá para saber. O que importa é que tomei a decisão que o momento pedia. E assumo todas as minhas atitudes até os dias de hoje e as que virão.
Eu sou responsável por meus atos. Eu construí minha história e não a lamento por nada.
Marcas no coração? Sentimentos feridos? Quem não os tem?
Afinal nem tudo nessa vida acontece como planejamos.
O importante é tirar de cada mazela da vida uma lição de crescimento, usar para o próprio crescimento.
“Não dá para mudar o começo. Mas dá para fazer um final diferente”. O importante é o proceder a cada etapa da vida . Ficar olhando parás é atraso de vida.
Finalmente concluo que os tropeços porque passei não foram fortes o suficiente para me roubar a esperança e o desejo de produzir sempre mais.
Caminho pela vida com o coração transbordando de amor e a alma carregada de esperança.
Espírito iluminado por Deus, galgo pela vida sempre procurando um lugar ao sol.
Posso não agradar a todos, mas muitos ainda disputam minha companhia e meus préstimos.
Assim sendo, que me importam as marcas do tempo?
Fixo meu olhar no espelho e vejo que gosto da imagem que ele me mostra.
Não fisicamente falando. Mas do brilho no olhar e entusiasmo que a imagem transmite.
Então falo alto:
Feliz aniversário, menina...

9 comentários:

  1. Edite...lindas palavras... coisa boa é saber envelhecer, olhar-se no espelho e mesmo com rugas e gordurinhas localizadas, saber que todos esses anos foram presentes de Deus... Mas, vc está apagando velinhas hoje????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E como incomodam essas gordurinhas localizadas... Bem, mas nem tudo é perfeito...E as velinhas? Ah, foram apagadas ontem, 16 de junho... Mas Faz tempo que não as conto (rsss...)

      Excluir
  2. Tens razão pra comemorar!!PARABÉNS!!! Felicidades e tudo de bom,SEMPRE!!! beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho um amigo que disse: Coloca-se tudo no liquidificador: alegrias, tristezas, sucessos , fracassos, enfim todas nossas mazelas . Bate-se muito bem e passa na peneira. O que sobrar é lucro e merece ser comemorado,.
      obrigado pelo carinho...

      Excluir
  3. Acredito que uma das marcas do tempo na gente é acbar esquecendo o aniversário dos outros...
    Pois é minha querida amiga... sabia que seu aniversário era por esses dias... e fui confiando no nosso amigo facebook pra me lembrar... mas vc não colocou a data lá... rsrsrrs...
    E como neste final de semana estive total e completamente ausente da internet, aí é que a festa não ia rolar mesmo...
    Mas você sabe que pra mim, que amo você de montão, todo dia é dia de comemorar a sua existência! Parabéns Edite! E que marcas do tempo nada! Cada dia tem que ser vivido com gosto de quero mais e estou pronta pra tudo! Beijão pra vc!

    ResponderExcluir
  4. Edite, você sabe o quanto eu gosto e admiro você, não é?!

    Seus textos estão cada vez melhores. Amo ler você!!!

    Parabéns - mesmo que atrasado - por esse dia tão especial: O dia de sua vinda a esse mundo.

    Eu também já vi minhas ruguinhas no espelho... Elas vão aparecendo disfarçadamente e quando conseguimos visualizá-las, já era, elas ficarão para sempre em nossa face, mostrando isso tudo aí que você - tão sabiamente - descreveu: NOSSA HISTÓRIA!!!

    Desejo sempre a você o que há de melhor no mundo!!!

    Beijos no seu coração!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana, que bom ter vc aqui nesta data especial. Sua amizade me é muito cara. Rugas... deixa prá lá. O que importa é o que construimos de bom nessa vida. E uma dessas coisas boas da vida é ter vc no meu rol de amigos.
      Abcs.

      Excluir
  5. Olá Angela, obrigada pela gentis e afetuosas palavras. Eu confio na intensidade sinceridade de nossa amizade.
    Espero sempre contar com ela.
    Abcs

    ResponderExcluir
  6. Edite querida, Parabéns pelo seu aniversário, mesmo muuuuito atrasada. Como sempre, sábias palavras. Queria tê-la por perto para podermos conversar em momentos difíceis que são os da construção da nossa história, mas me conformo em ler seus lindos textos. Bjs!

    ResponderExcluir