Powered By Blogger

domingo, 7 de janeiro de 2018

A Tradição continua ! Bom princípio de Ano Novo!



É de manhã ! O sol parece que hoje também se atrasou . Seu brilho deu lugar a uma manhã com neblina baixa e uma brisa um tanto fria . A manhã estava silenciosa e calma . Nem sons de carros se ouvia . Mas , claro , as crianças do “Bom princípio de Ano Novo” pularam cedo da cama . Mal abri os olhos pela manhã e já ouço sons de vozes infantis na rua .

É , a tradição continua ! Todos os anos na manhã de ano Novo lá estão as crianças , de porta em porta desejando “Feliz ano Novo “ e recolhendo suas prendas que na maioria das vezes são doces . Alguns dão até moedinhas , o que as deixa muito felizes .


Levantei-me apressadamente , afinal nem era tão cedo assim quando passaram pela minha rua . Abri a porta e me postei no portão com a cesta cheia de pacotinhos de doces que já havia preparado no dia anterior .
Aos poucos foram chegando em pequenos grupos . Os que conseguem a recompensa , avisam outros e assim sucessivamente os grupos vão chegando .


"Nossa , dessa vez a colheita foi boa" , falei a uma das crianças . Todas passavam com as sacolas repletas , felizes e também cansados porque muitos já estavam “na lida “ desde as 6 horas da manhã. 

Foram tantas as crianças que passaram pela minha porta neste ano , que ao final tive que improvisar . Meus pacotinhos ( que não eram poucos ) acabaram rapidamente !
Mas as crianças agradeciam e com os olhinhos brilhando saiam deixando alegremente um sonoro “FELIZ ANO NOVO”,


Provavelmente as crianças não entendem o ritual . Apenas repetem o gesto de seus antepassados . Mas , não é um gesto frio , vazio como pode parecer a alguns . 
Quando levam suas sacolinhas repletas de guloseimas é como se carregassem as sacolinhas cheias de esperança . Recebendo-as bem estamos passando solidariedade e partilhando com elas  simbolicamente nossa colheita do ano .

É preciso penetrar a fundo no significado do ritual , para que ele não seja visto apenas como “incômodo"como para muitos que passaram a noite em festa e pela manhã querem dormir .

Mas sempre haverá alguém disposto a abrir o portão de sua casa nesta manhã de primeiro de ano e receber sorridente um “BOM PRINCÍPIO DE ANO NOVO”

Grandes centros desconhecem essa tradição, talvez pela dificuldade na aplicação do evento. Afinal, hoje é tão perigoso crianças sozinhas andar pelas ruas. Mas , aqui no interior é uma festa. A gente já fica esperando com os doces prontos e um sorriso no rosto . E a tradição continua...

Clicando em algum dos links abaixo , terão maiores informações sobre essa tradição tão comum nas pequenas cidades do interior , mas desconhecida por muitos 









 Que nossos gestos para esse novo ano , sejam de atitudes de respeito e amor ao próximo 







4 comentários:

  1. bem interessante Edite e que belos olhares!!!
    ...
    Aqui … um lugar especial em Coimbra:
    https://crocheteandomomentos.blogspot.pt/2018/01/penedo-da-saudade.html

    E no sábado houve peixe à mesa:
    https://ospetiscosdagracinha.blogspot.pt/2018/01/peixe-no-forno.html

    Para si … uma semana bem a seu jeito!!!

    ResponderExcluir
  2. Que legal essa tradição.Não sabia dela!Gostei de ver! bjs praianos,chica

    ResponderExcluir
  3. Um bom lindo dia Edite para uma semana maravilhosa plena de paz e alegrias na família.Confesso não conhecer esta tradição e fiquei encantado de ver os olhinhos alegres destas crianças. Tradição bonita esta como já ouvi falar sobre a de Cosme Damião. Sou menino de interior das Gerais e por lá não vi. Esta manhã translúcida é muito linda em minha cidade acordava cedo para ver a cidade atrás desta névoa, porque morava na parte alta.
    Bela partilha Edite e que as pessoas saibam preservar e incentivar as tradições que contam histórias.
    Parabéns.
    Carinhoso abraço.

    ResponderExcluir
  4. Edite, que legal essa tradição de ano novo!Sou de São Paulo e realmente aqui na capital não existe essa tradição, mas deveria existir porque é exercício de amor, solidariedade e esperança! Um pouco tarde, mas desejo um ano maravilhoso pra vc e sua família! bsj

    ResponderExcluir