Powered By Blogger

segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

BONECAS DE PANO : Você já teve uma ?




Eu quero apresentar aqui hoje a minha mais nova aquisição fruto do meu lado infantil escondido atrás de meu perfil sério e enigmático .

Minha mais nova companheira “ camponesinha “

.A boneca de pano sempre me encantou . Não que eu tenha sido uma criança de muitas bonecas . Na minha infância, a classe menos privilegiada se virava com o que tinha em mãos . Então , a imaginação viajava e assim nunca nos faltou bonecas feitas provisoriamente . 
A gente selecionava o material para o corpo , cabeça e escolhíamos as roupas.

 Ficávamos horas entretidas com “nossas filhinhas “ imaginárias cuidando delas e desfrutando de sua companhia . Muitas vezes eram apenas trapos enrolados , que assumiam a forma de nossa “melhor amiga” .

Talvez o fato de nunca ter uma boneca “já pronta”, adquirida em lojas, foi que me despertou esse gosto pelas bonecas de pano . Talvez a boneca “ Emília “ ,cheia de personalidade confeccionada manualmente por tia Anastácia , companheirona de Narizinho do Sítio do Pica Pau Amarelo tenha também seu quinhão na minha preferência .

Lembro-me que na 3ª série da escola tinha um dia da semana em que a professora reservava o final da aula para nos ler o livro “Reinações de Narizinho “ de Monteiro Lobato .

E foi aí que tomei conhecimento da boneca falante e cheia de personalidade , a Emília . Eu esperava ansiosa por esse dia para conhecer mais umas peripécias do Sítio onde tudo acontecia . Era para lá que eu viajava e me sentia participando daquelas aventuras .

Fui crescendo e as bonecas foram ficando distantes , voltando a habitar as prateleiras do armário de casa na infância da minha filha .Então , as bonecas já tinham adquirido um ar mais sofisticado e o acesso a elas estava mais fácil .

Bonecas que falavam “mamã e papa” , bonecas que embalavam bebês ou que batiam palminhas , além da “barbie “ , claro , fizeram parte de sua infância . Mas o meu encanto pela boneca de pano não acabou .

 Tanto que a “Camponesinha” surgiu como cópia de uma boneca de pano antiga, de minha filha , que eu tinha guardada no baú .

Foram feitos algumas modificações nela, pela artesã que a confeccionou, o  que fez fugir um pouco o ar campestre do modelo . Mas , não posso negar , ficou linda e hoje ocupa lugar de destaque no meu quarto . Até que a Maria Eduarda, minha pequena e matreira netinha  venha , claro ….rssss. Aí Não tem como negar ...e então adeus bonequinha . Irá conhecer novas paragens !

E será um prazer dar a ela de presente mais uma bonequinha de pano entre outras com que já a presenteei e que fazem a diferença entre suas bonecas sofisticadas.

Apesar de um mundo governado pela mais moderna tecnologia , as bonecas de pano ainda fazem parte do mundo infantil feminino .

 É importante  encorajar essa interação entre elas ,de modo a favorecer o desenvolvimento de futuros cidadãos, melhores e mais atentos à realidade que os cerca , que coloquem em prática os valores adquiridos na infância através dos folguedos infantis .


¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

Bonecas de pano : Uma confecção  da artesã  Rosa Nogarino
Echaporã , São Paulo Brasil

https://www.facebook.com/rosa.nogarino?

4 comentários:

  1. Que amor tua boneca de pano!Adorei e sempre gostei delas! bjs praianos,chica

    ResponderExcluir
  2. Brinquei muito com bonecas, também com as de pano. A sua tá linda!
    Bom é cativar o nosso lado "criança"... A vida é muito séria...
    Beijo e boa tarde

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Nossa.. Fazia muitos anos que não via uma boneca de pano... Bjs, Fabio www.tvfabio.zip.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fábio , está precisando de uma menininha em casa ! rss

      Excluir