"Não são apenas números" ….
Assim começou William Bonner em sua homenagem às vítimas fatais do covid 19 em junho de 2020.
E os números continuam a crescer inacreditavelmente . Crescem em irresponsabilidade , crescem em insensibilidade.
Vamos nos acostumando à rotina dos noticiários que diariamente anunciam a situação da pandemia no país .
As histórias humanas nos parecem longinquas . Vão perdendo o ímpacto diante do número assustador de vítimas a cada dia .
Eu às vezes deixo de contar . Tudo parece tão imutável . Não se consegue abrandar a crise . Notícias de hospitais sem leitos e sem UTIs disponíveis assustam.
Então é melhor , fechar os olhos , mudar o foco e esquecer. Quem sabe não serei eu uma próxima vítima ?
Fico aterrorizada diante dessa possibilidade . Mas , meu barco está à deriva...
Então a gente vai vivendo ,procurando se proteger como pode , ficando a cada dia mais reclusa em “nossa caixinha”.
Até que escurece e desce uma "sombra funebre" sobre a família .
O que temíamos tornou-se a mais cruel realidade !
Era quarta-feira de cinzas . A notícia chegou : "Ele não resistiu , faleceu". O chão foge a meus pés...Não quero acreditar .
Ele era meu sobrinho , 40 anos . Apenas 10 dias de hospital , e ele se foi . Assim , sem deixar vestígio algum , porque nem a última visita acontece. O corpo é cremado . Nâo há abraços, não há um gesto de consolo...Tudo frio , irreal...
Restaram apenas cinzas . Sem velório , sem a presença da mãe , sem a presença de amigos e demais familiares .
Tudo como na fala de Bonner :
“Eram vidas de pessoas, amadas por outras pessoas. Pais, irmãos, filhos, amigos, conhecidos. Aí o luto dessas tantas famílias vai ficando só pra elas, porque as outras pessoas já não têm nem como refletir sobre a gravidade dessas mortes todas, que vão se acumulando todo dia”.
*******************
E os dias se sucedem...
E os casos aumentam...
E as mortes continuam...
Até quando vamos ficar na expectativa de chorar nossos mortos ? Até quando vamos ficar na expectativa de que irão chorar por nós ?
****************************************************************************
“Os números não são suficientes. Eles não são suficientes para cada indivíduo entender, como sociedade, a profundidade das transformações e do momento histórico que a gente está vivendo.” frase daqui.
****************
Descanse em Paz
Envolta na delicadeza
de um pensamento de amor
Saudades...
Nooooossa, arrepiei aqui. Muito triste mesmo e são tantos, tantos casos e vidas que são roubadas porv esse vírus cruel. Meus sentimentos profundos pela triste perda e que Deus console o coração de tua irmã. Fiquem bem e ele está na Paz! beijos, chica
ResponderExcluirObrigada,Chica! Ele e filho da irmã de meu marido. Muito triste. Vi nascer,crescer...
ResponderExcluirBoa noite de domingo, querida amiga Edite!
ResponderExcluirSó quem passa as dores é que sabe o tamanho dela. Só nós sabemos ...
Ainda há quem zombe.
O Bonner tem razão, muitos pensam ser um número a mais, O Amor no mundo é tão banalizado que se tornam insensíveis para quem sofre.
Coração sangra na nossa vez e respeitamos a dor alheia.
Mas há quem segue como se nada tivesse acontecendo deixando muitos de nós no mar da tristeza imensa que dilacera nosso 💙.
Amiga, meus sentimentos pelas suas perdas.
Nem pôsso ver jornais mais de 1000 mortes por dia, meu Deus!
Estou com minha alma despedaçada.
Esteja bem, amiga, proteja-se!
Beijinhos .🏡👼🙏🕊️🙌🍀💐😘
Obrigada,rosélia ,pelas palavras de conforto. Está doença parece ter vindo fazer uma varredura. E muitos não conseguem "interpretar" os sinais de Deus. Agem com displicência, não tem pela sua vida ,muito menos a do próximo. E "o arrastão"vai acontecendo. E ninguem está imune . Deus que nos proteja. O acontecimento com meu sobrinho me faz sentir muito perto dela. O Senhor tenha compaixão de nós. O Senhor tenha compaixão de mim!
ResponderExcluir🕊️🙌🏡💐👼🍀🙏😘
ExcluirComentei aqui, não sei se foi.
ResponderExcluirVocê faz moderação?
Olá, tudo bem? Muitas pessoas ainda não perceberam que vivemos em uma pandemia... Bjs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br
ResponderExcluirExato Fábio . Estão brincando de Deus . Só acreditam qundo a trgédia chegar em sua família . Infelizmente . Abraços .
ExcluirBom dia de domingo Edite, somente hoje vejo esta postagem e deixo meu sentimento de pesar e assino com você esta mensagem em busca da sensibilidade e responsabilidade geral diante de uma pandemia, que para muitos parece brinquedo, para outros um meio de se locupletarem. É uma vergonha e lástima como a situação vem sendo tratada. Vidas ceifadas dia a dia em números crescentes irresponsavelmente, seja pelos governantes, seja pela população, que só acredita, quando a coisa entra na sua família. Um país à beira de um caos e ainda gente brincando de cuidar e tratar o assunto como deveria.
ResponderExcluirJá perdi amigos, amigas e parentes, além de ter outros com sequelas, que só Deus sabe como recuperar.
Meu abraço de conforto e vamos nos cuidar, pois haveremos de vencer com Deus nos orientando e iluminando na consciência.
Olá Toninha . Obrigado pela solidariedade . Vc tem razão , muitos de nós já perdemos amigos e/ou familiares . São perdas tristes e o que dói tb , como vc disse é ver tantos duvidando do perigo , ou melhor brincando com ele. Irresponsavelmente acabam levando a doença para dentro de casa . E entõ vão chorar a perda da mãae ou do pai , que ele mesmo provocou . Tenho visto casos assim bem aqui do meu lado . Deus nos guarde . Abraços .
Excluir