Powered By Blogger

domingo, 21 de fevereiro de 2021

Não são apenas números , são pessoas

 


"Não são apenas números" ….

Assim começou William Bonner em sua homenagem às vítimas fatais do covid 19 em junho de 2020.

E os números continuam a crescer inacreditavelmente . Crescem em irresponsabilidade , crescem em insensibilidade.

Vamos nos acostumando à rotina dos noticiários que diariamente anunciam a situação da pandemia no país .

As histórias humanas nos parecem longinquas . Vão perdendo o ímpacto diante do número assustador de vítimas a cada dia .

Eu às vezes deixo de contar . Tudo parece tão imutável . Não se consegue abrandar a crise . Notícias de hospitais sem leitos e sem UTIs disponíveis assustam.

Então é melhor , fechar os olhos , mudar o foco e esquecer. Quem sabe não serei eu uma próxima vítima ? 

Fico aterrorizada diante dessa possibilidade . Mas , meu barco está à deriva... 

Então a gente vai vivendo ,procurando se proteger como pode , ficando a cada dia mais reclusa em “nossa caixinha”.

Até que escurece e desce uma "sombra funebre" sobre a família .

O que temíamos tornou-se a mais cruel realidade !

Era quarta-feira de cinzas . A notícia chegou : "Ele não resistiu , faleceu". O chão foge a meus pés...Não quero acreditar .

Ele era meu sobrinho , 40 anos . Apenas 10 dias de hospital , e ele se foi . Assim , sem deixar vestígio algum , porque nem a última visita acontece. O corpo é cremado . Nâo há abraços,  não há um gesto de consolo...Tudo frio , irreal...

Restaram apenas cinzas . Sem velório , sem a presença da mãe , sem a presença de amigos e demais familiares .

Tudo como na fala de Bonner :

Eram vidas de pessoas, amadas por outras pessoas. Pais, irmãos, filhos, amigos, conhecidos. Aí o luto dessas tantas famílias vai ficando só pra elas, porque as outras pessoas já não têm nem como refletir sobre a gravidade dessas mortes todas, que vão se acumulando todo dia”.

*******************

E os dias se sucedem...

E os casos aumentam...

E as mortes continuam...

Até quando vamos ficar na expectativa de chorar nossos mortos ? Até quando vamos ficar na expectativa de que irão chorar por nós ?

****************************************************************************

Os números não são suficientes. Eles não são suficientes para cada indivíduo entender, como sociedade, a profundidade das transformações e do momento histórico que a gente está vivendo.”  frase daqui.

****************

Descanse em Paz

Apenas uma flor 

 Envolta na delicadeza 

de um pensamento de amor

 Saudades...






10 comentários:

  1. Nooooossa, arrepiei aqui. Muito triste mesmo e são tantos, tantos casos e vidas que são roubadas porv esse vírus cruel. Meus sentimentos profundos pela triste perda e que Deus console o coração de tua irmã. Fiquem bem e ele está na Paz! beijos, chica

    ResponderExcluir
  2. Obrigada,Chica! Ele e filho da irmã de meu marido. Muito triste. Vi nascer,crescer...

    ResponderExcluir
  3. Boa noite de domingo, querida amiga Edite!
    Só quem passa as dores é que sabe o tamanho dela. Só nós sabemos ...
    Ainda há quem zombe.
    O Bonner tem razão, muitos pensam ser um número a mais, O Amor no mundo é tão banalizado que se tornam insensíveis para quem sofre.
    Coração sangra na nossa vez e respeitamos a dor alheia.
    Mas há quem segue como se nada tivesse acontecendo deixando muitos de nós no mar da tristeza imensa que dilacera nosso 💙.
    Amiga, meus sentimentos pelas suas perdas.
    Nem pôsso ver jornais mais de 1000 mortes por dia, meu Deus!
    Estou com minha alma despedaçada.
    Esteja bem, amiga, proteja-se!
    Beijinhos .🏡👼🙏🕊️🙌🍀💐😘

    ResponderExcluir
  4. Obrigada,rosélia ,pelas palavras de conforto. Está doença parece ter vindo fazer uma varredura. E muitos não conseguem "interpretar" os sinais de Deus. Agem com displicência, não tem pela sua vida ,muito menos a do próximo. E "o arrastão"vai acontecendo. E ninguem está imune . Deus que nos proteja. O acontecimento com meu sobrinho me faz sentir muito perto dela. O Senhor tenha compaixão de nós. O Senhor tenha compaixão de mim!

    ResponderExcluir
  5. Comentei aqui, não sei se foi.
    Você faz moderação?

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem? Muitas pessoas ainda não perceberam que vivemos em uma pandemia... Bjs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato Fábio . Estão brincando de Deus . Só acreditam qundo a trgédia chegar em sua família . Infelizmente . Abraços .

      Excluir
  7. Bom dia de domingo Edite, somente hoje vejo esta postagem e deixo meu sentimento de pesar e assino com você esta mensagem em busca da sensibilidade e responsabilidade geral diante de uma pandemia, que para muitos parece brinquedo, para outros um meio de se locupletarem. É uma vergonha e lástima como a situação vem sendo tratada. Vidas ceifadas dia a dia em números crescentes irresponsavelmente, seja pelos governantes, seja pela população, que só acredita, quando a coisa entra na sua família. Um país à beira de um caos e ainda gente brincando de cuidar e tratar o assunto como deveria.
    Já perdi amigos, amigas e parentes, além de ter outros com sequelas, que só Deus sabe como recuperar.
    Meu abraço de conforto e vamos nos cuidar, pois haveremos de vencer com Deus nos orientando e iluminando na consciência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Toninha . Obrigado pela solidariedade . Vc tem razão , muitos de nós já perdemos amigos e/ou familiares . São perdas tristes e o que dói tb , como vc disse é ver tantos duvidando do perigo , ou melhor brincando com ele. Irresponsavelmente acabam levando a doença para dentro de casa . E entõ vão chorar a perda da mãae ou do pai , que ele mesmo provocou . Tenho visto casos assim bem aqui do meu lado . Deus nos guarde . Abraços .

      Excluir