Powered By Blogger

sábado, 10 de abril de 2021

Um texto reflexivo :"EMPATIA VIRAL"




 “Empatia Viral”, é uma reflexão consciente e renovadora sobre os efeitos da pandemia do Coronavirus (COVID-19) no mundo inteiro, na “ordem” estabelecida das coisas (até então) e das esperanças de um mundo melhor.



EMPATIA VIRAL
(ou E NOS DEMOS CONTA DO QUE ERA IMPORTANTE)
Por Edna Rueda Abrahams

“E assim, um dia, o mundo se encheu da desastrosa promessa de um apocalipse viral e, de repente, as fronteiras que foram tão defendidas com guerras se quebraram com gotículas de saliva, houve equidade no contágio que foi distribuído igualmente aos ricos e pobres, as potências que se sentiam infalíveis viram como se pode cair ante um beijo, ante um abraço.?

E nos demos conta do que era importante, e então uma enfermeira se tornou mais indispensável que um jogador de futebol, e um hospital se tornou mais urgente que um míssil.

 As luzes foram apagadas nos estádios, os filmes pararam de ser filmados, as missas e os encontros em massa. E então, no mundo, houve tempo para refletir sozinho, e esperar em casa que todos chegassem para se reunirem em frente as fogueiras, mesas, cadeiras de balanço, redes e contar histórias quase esquecidas.?

Três gotículas de ranho no ar nos levaram a cuidar dos nossos anciões, a valorizar a ciência acima da economia, nos disseram que não apenas os indigentes trazem pragas, que nossa pirâmide de valores estava invertida, que a vida sempre veio primeiro e que as outras coisas eram acessórios.?

Não há lugar seguro, na mente de todos nós cabem todos, e começamos a desejar o bem ao próximo, precisamos que se mantenha seguro, que não fique doente, que viva muito, que seja feliz, e junto com uma paranóia fervida em desinfetante, nos damos conta que se eu tenho água e ele de mais distante não, minha vida está em risco.?

Voltamos a ser uma aldeia, a solidariedade se tinge de medo e com o risco de nos perdermos isoladamente, há apenas uma alternativa: sermos melhores juntos.”?

— Edna Rueda Abrahams





De Repente
De repente tudo volta ao lugar
De repente a casa volta a ser um lar
De repente a gente senta pra ouvir
Só agora a gente para de exigir
De repente a gente volta a amar
De repente dá saudade de abraçar
De repente protegemos os avós
Mas na verdade sempre estiveram sós
De repente o nosso barco se encheu
De repente não há rico nem plebeu
De repente todo mundo quer remar
Mas sem comandante não saímos do lugar
De repente a gente lembra que pecou
De repente só Jesus é o senhor
De repente, o bem vence o mal
Já não importa o que se fez no carnaval
E se o meu povo, que se chama pelo meu nome
Se humilhar e orar, e buscar a minha face
E se converter dos seus maus caminhos
Então eu ouvirei dos céus
Perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra
Só há uma esperança
Só há uma saída 
 Só há um remédio 
 Pra essa ferida 
 Jesus...Jesus...

4 comentários:

  1. Muito linda partilha Edite.
    Uma pandemia veio para consertar o mundo e criar um concerto entre os povos na busca de uma i=unificação de cuidados até então esquecidos. Reaprendemos a ter asseio e olhar para o outro como uma parte de nós. O mundo acordou e adormeceu em cada lar, que no principio se fez prisão, mas logo vou ajeitando no sentido de uma casamata e onde o amor voltou a ser o dono da festa. Sim precisamos crer em seres melhores que virão desta pós pandemia. Mas ainda vemos coisas que nos desanimam um pouco na crença de um renovado homem.
    Gostei amiga.
    Um bom domingo leve e com alegria para superar esta onda.
    Carinhoso abraço de paz e luz.

    ResponderExcluir
  2. Querida amiga Edite, bom domingo!
    Hoje é o domingo da Misericórdia que traz implícita a empatia, por suposto.
    É preciso sentir a dor do outro na pele, caso contrário, vivemos como bichos, só pensando no nosso bem-estar e pouco nos "lixando" para nosso semelhante.
    Nosso Deus é pura Compaixão, Misericórdia e Empatia e nós, temos muito que aprender ainda para valorizar a dor do outro.
    O texto da Edna está dizendo algo importantíssimo: voltamos a ser aldeias...
    Ilhas somos...
    O outro texto mostra Ben o que tenho percebido, de repente todo mundo clama por Deus que desdenhou em nós, que nos teve como bregas, cafonas, etc...
    Agora, só mesmo Deus para todos e não só para ainda alguns orgulhosos
    Tenho pensado muito que antes agora do que nunca se voltar para Deus.
    Feliz escolhas as suas.
    Tenha uma nova semana abençoada!
    Beijinhos carinhosos e fraternos

    ResponderExcluir
  3. Que maravilhossa leitura nos proposcionaste aqui,Edite!

    O mundo carente dessa empatia e todos devemos parar de olhar ( quem ainda o faz!) apenas para o nosso próprio umbigo! ADOREI! Que todos se conscientizem! beijos,lindo domingo! chica

    ResponderExcluir
  4. Oi Edite
    Cada vez precisamos de empatia para vencermos o mal e só nos sagraremos vencedores quando todos se derem as mãos numa fervorosa corrente de oração pois o poder de cura vem do nosso Deus
    Que essa pandemia possa deixar algumas lições e entre eles está a empatia
    Um ótimo domingo para você
    Beijinhos

    ResponderExcluir