Powered By Blogger

domingo, 19 de dezembro de 2021

SE EU CONVERSASSE COM DEUS

O poema abaixo encontrei-o casualmente viajando na net e me encantei com ele . 

 Um poema bem atual aos dias de hoje quando vemos tanto sofrimento , tantas injustiças . 

 Quem de nós , mesmo crentes em Deus nunca fez uma dessas perguntas . "Se eu conversasse com Deus "!  Ah , teria tantas perguntas a lhe fazer . Estamos próximos ao Natal época em que a própria magia do mês nos deixa assim mais sensíveis , mais condoídos com o sofrimento alheio . 

 Vemos tantas misérias , tanta desigualdade ! Tantos com tanto e quantos sem nada . A criança que na cartinha ao Papai Noel pede um "pedaço de carne " para  que possa fazer seu almoço com a família . Aquela outra que pede moradia , cesta básica , emprego para o pai . Esse é o cenário de vulnerabilidade social em "final de pandemia" . 

 Crianças deixam de ser crianças . Brinquedos não são mais necessários . O básico é a alimentação ou meios para consegui-la.  

Algumas até justificam a razão de seu pedido . Moram em 4 crianças e a mãe  que com seu único salário  não consegue dar conta de água , luz , alimentação além do aluguel e vestuário. 

 Todo esse cenário é de cortar o coração . Com certeza o culpado de todo esse contexto de miséria  não é Deus . Mas sim o homem, o próprio sistema injusto e desumano que na sua ânsia pelo poder e ganância acaba criando essa situação de desumanidade . Porque Deus é amor e nos ensinou a importância do amor e solidariedade uns com os outros . Mas , desde que o mundo é mundo sempre houve e haverá aquele modo de vida do "quem pode mais , chora menos " . Assim caminha a humanidade , Sempre valendo o ditado " o mundo é dos espertos ".

Não nos deixemos contagiar por esse egoísmo e falta de caridade com o próximo . Nós cristãos que conhecemos e praticamos os ensinamentos de Jesus não podemos fechar os olhos à tanta necessidade . 

 Deus nos criou à sua imagem e semelhança , seres capazes de amar . Deus nos pede que O amemos como Ele nos ama . Que amemos a nós próprios e a ao próximo como a nós . Este é o maior dos Mandamentos , disse-nos Ele . 

Se Ele não nos amasse também seria infeliz , insatisfeito  e chocado com o que vê acontecendo . Certamente, descontente,  destruiria a sua obra . Mas na sua bondade e misericórdia escolheu amar , perdoar , redimir e salvar . 

"Se eu não acreditasse em Deus , seria um desesperado " 

 Assim termina Ariano Suassuna sua entrevista . 

 E nós também : "no desespero encontramos Deus e n'Ele nos agarramos . A Ele lançamos nosso grito e Ele nos ouve e nos socorre "



 https://youtu.be/Beq961fusnk




Por que existem o mal e o sofrimento humano?


Se eu conversasse com Deus
Iria lhe perguntar:
Por que é que sofremos tanto
Quando viemos pra cá?
Que dívida é essa
Que a gente tem que morrer pra pagar?
Perguntaria também
Como é que ele é feito
Que não dorme, que não come
E assim vive satisfeito.
Por que foi que ele não fez
A gente do mesmo jeito?
Por que existem uns felizes
E outros que sofrem tanto?
Nascemos do mesmo jeito,
Moramos no mesmo canto.
Quem foi temperar o choro
E acabou salgando o pranto?”

Leandro gomes de barros 

3 comentários:

  1. Quantas perguntas esperando resposta... Uma tristeza ver ,principalmente a fome... Tristeza! Bela poesia questionando temas fortes, que nos entristecem.

    Desejo que tenhas um Natal abençoado e um fim de ano maravilhoso ! beijos, tudo de bom, chica

    ResponderExcluir
  2. Leandro Gomes de Barros escreveu um poema com as perguntas que todos nós gostaríamos de fazer quando falamos com Deus...
    Desejo um Natal cheio de Amor e um ano de 2022 com saúde, paz e conforto.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  3. É sem dúvida um poema deslumbrante. Dá para ler e ficar em reflexão.
    .
    Deixando votos de um FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir