Powered By Blogger

quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

Epifania : "Manifestação de Deus no meio de nós "




Com a festa do batismo do Senhor , celebrada neste último domingo , 9 de janeiro , encerrou-se o ciclo de natal .

Sim , porque o natal não se resume simplesmente a um dia , nem celebra apenas o Nascimento de Jesus . Na verdade Natal é um tempo litúrgico onde a igreja celebra cinco festas : Nascimento de Jesus , Festa da sagrada Família no domingo entre 25 e 1º de janeiro , Solenidade da santa mãe de Deus no dia 1º de janeiro , Epifania do Senhor e Batismo do Senhor .




EPIFANIA- O que significa ?


A Epifania do Senhor celebrada no domingo entre 6 e 8 de janeiro é a tradicional festa de Reis que no calendário marca dia 6 de janeiro .

Neste dia não só entendemos como a Bíblia nos explica a visita dos Reis Magos ao menino Jesus na gruta de Belém , mas também a Igreja interpreta como a “manifestação do Senhor” a todas as nações .

Os magos vindos dos povos pagãos do Oriente representam toda a humanidade que vem para adorar o Salvador e reconhecê-lo como Luz para iluminar as nações .


Epifania é a “manifestação de Deus" a todos os povos , representados pelos Reis Magos .

Na festa do Batismo do Senhor Deus se “manifesta também  no Rio Jordão através de João Batista.

O Pai apresenta seu filho : “Este é meu Filho amado, em Quem Eu Me comprazo' ( Mt 3,17)


Com esta festa encerra-se o ciclo de festas da Manifestação do Senhor .

Nós também , juntamente com a igreja renovamos esta certeza de que Cristo vive em nós e entre nós .

O Verbo se fez carne e habitou entre nós e nós vimos a sua glória” (Jo 1, 14)


A MANIFESTAÇÃO DO SENHOR NOS DIAS DE HOJE

Após então essas duas principais manifestações Jesus continuou e continua se manifestando de diversas maneiras entre os povos .

Vemos a manifestação de Jesus em nossas vidas , nossas família , nossa comunidade . O verdadeiro cristão é aquele que anda na direção de promover sempre a manifestação de Cristo no meio em que vive . 

Há tantos que promovem as trevas nos tempos obscuros de hoje . Sejamos nós promotores da paz , Devemos ser sempre a luz que mostra essa manifestação de Cristo em nós .

 Procuremos ser agentes de transformação em casa , no trabalho , nos lugares onde nossa voz ou nossas ações alcançarem. O mundo necessita perceber a manifestação de Jesus cristo , carece que sejamos a voz dos injustiçados , o consolo dos aflitos , a companhia dos isolados e solitários .

A presença de Jesus no meio de nós exige compromisso com a vida , com a Natureza . 

Não é o que vemos hoje .

O A presença real de Jesus no meio de nós exige uma mudança urgente . A violência , a corrupção , as injustiças devem ser superadas .

No mundo deveria reinar a união ,a paz , a solidariedade .

AS práticas inconsequenquentes e irresponsáveis que levam à destruição do planeta e consequentemente à autodestruição se fazem a cada dia mais presente . 

 .A mensagem de Jesus exige justiça e honestidade no trato com os bens da natureza e com a vida .

O mundo parece caminhar contra a correnteza, ou seja , contrários a tudo aquilo que Jesus veio para nos ensinar .

*************



3 comentários:

  1. Lindo e bem elucidativo e explicativo post com as datas que não são apenas o Natal ...Tudo tem o seu sentido. Valeu! beijos, chica

    ResponderExcluir
  2. Fé e esperança. São assim os caminhos de Luz que Deus nos oferece. Gostei muito desta deslumbrante publicação didática, explicativa, belíssima aula oratória
    .
    Cumprimentos poéticos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde. Acho que a fé e esperança em Deus tem nos colocado de pé e feito suportar esses dois últimos anos.

    ResponderExcluir