Ovos de Páscoa, doce tradição que a cada ano ganha ainda mais adeptos no mundo.
Dar ovos como presente da Páscoa é uma tradição arraigada em países europeus como Alemanha, Polônia, Eslováquia e Reino Unido, mas também existe nas Américas, em locais como Estados Unidos, Argentina, Brasil, Uruguai e Chile.
Nos EUA, só as duas guerras mundiais e em alguma ocasião o mau tempo impediram que crianças de todo o país corram atrás de ovos da Páscoa no jardim presidencial da Casa Branca, tradição criada pelo presidente Rutherford B. Hayes em 1878.
O "Easter Egg Roll" ("Corrida de Ovos de Páscoa") é literalmente uma disputa na qual as crianças empurram ovos coloridos utilizando uma grande colher.
Neste ano, a Casa Branca associou o festival, que acontecerá em 9 de abril, com a campanha de promoção do esporte e alimentação saudável liderada desde 2010 pela primeira-dama, Michelle Obama.
Nas últimas décadas, durante o Domingo da Ressurreição na Bolívia, é tradição oferecer ovos e coelhos de Páscoa de chocolate. Desde o início da Quaresma, os supermercados brasileiros oferecem uma ampla variedade de ovos de Páscoa, da mesma forma que no Uruguai.
O Paraguai também importou o costume do ovo e do bolo de Páscoa, presentes oferecidos aos padrinhos que costumam ser visitados neste domingo do ano.
Na Argentina, um grupo de doceiros da cidade de Bariloche, na Argentina, resolveu fabricar neste ano o maior ovo de Páscoa de mundo e com isso entrar para o livro Guinness.
Com quase quatro mil quilos de chocolate, 8,5 metros de altura e cinco de diâmetro, o ovo será dividido entre os habitantes e visitantes da cidade.
Na Espanha, a tradição de se produzir figuras de chocolate para celebrar a data é bastante forte nas regiões da Catalunha e Valencia. Em alguns casos, são feitas verdadeiras esculturas de chocolate.
No Reino Unido, a tradição conta que o coelho da Semana Santa esconde os ovos de Páscoa durante a noite do Domingo de Ressurreição para que as crianças os busquem durante o dia seguinte, num jogo conhecido como "caça do ovo".
Principalmente no norte da Inglaterra e da Escócia, existem os costumes de se lançar ovos para rodar do alto de uma colina, ou uma espécie de luta na qual as crianças batem um ovo contra outro, para ver qual resiste mais.
Na Alemanha, no domingo, as crianças buscam nos jardins de sua casa os ovos coloridos trazidos pelo coelho da páscoa. Nas zonas rurais do norte do país são muito populares as Fogueiras de Páscoa. Vizinhos, parentes e amigos se reúnem geralmente na véspera do domingo e queimam galhos de arbustos e de árvores para afugentar o inverno.
Na Áustria, país eminentemente católico, os meninos e meninas são chamados após a missa dominical para buscarem nas florestas e parques ovos coloridos .
Os ovos de Páscoa, pintados e decorados com cores vivas e figuras como coelhos, flores e sinos, são a estrela indiscutível da Semana Santa polonesa.
A tradição associa os ovos ao renascimento da vida, e acredita-se que quantas mais se comer nesta época, maior será a sorte pelo restante do ano.
Na segunda-feira, os poloneses adotam uma divertida tradição: molhar os amigos com água, o que simbolicamente prepara os participantes para um ano melhor. Além disso, costuma se dizer que as meninas que se molham se casam antes das que evitam a água.
Na Hungria, também existe o costume de molhar as jovens e mulheres, para que estas não murchem, segundo as tradições de fertilidade.
Na Itália, além dos ovos, existe a figura da pomba de Páscoa, um bolo desenhado na forma deste animal.
Em Israel, nas casas da minoria cristã palestina, ovos são cozidos antes do domingo e pintados com cores e coelhos. No domingo, eles são servidos num banquete com muitos doces e no qual se celebra a ressurreição de Cristo.
**********
E quem não espera nesta data festiva, que significa vida nova, também ser presenteado com um delicioso ovo de páscoa ?
Bem , adultos e crianças adoram degustar chocolates de Páscoa, sendo que as crianças são as maiores entusiastas . Acontece que todo ano nos deparamos com o comércio a ofertar seus ovos a preços totalmente abusivos .
Muito antes da data já nos deparamos com os supermercados exibindo suas delícias e aguçando os sentidos dos consumidores .
É o comércio usando de seu poder, incentivando o consumo desenfreado dessa guloseima .
E, pior , os pais sensibilizados com o desejo dos filhos acabam até por se endividar para não deixar seu filho ficar sem a guloseima. .
É , acho que se continuar assim vamos voltar ao tempo dos ovos cozidos e depois pintados, usados com enfeites ou servidos em refeições festivas juntamente com outros pratos .
Não deixa de ser uma saída.
A tradição é linda demais e aqui gostamos dela. Mas, confesso que os preços estão abusivos nos ovos que são feitos com pouco chocolate e muita exploração. beijos, lindo fds! chica
ResponderExcluirBela postagem com ricas informações Edite.
ResponderExcluirOs ovos nas lojas estão fora da realidade brasileira, mas como bem disse, as pessoas se endividam para tê-los na Ressurreição.
Gostei de ovo da pascoa com recheio de maracujá para nos deixar calmos diante tanto desgoverno.
Um carinhoso abraço e feliz fim de semana.