Powered By Blogger

domingo, 10 de abril de 2022

Semana das dores : Procissão do encontro:

 


Procissão do encontro: quarta dor de Maria 





A semana que antecede a Páscoa é denominada " Semana das Dores . Geralmente na terça ou quarta-feira realiza-se a "PROCISSÃO DO ENCONTRO " com homens e mulheres dispostos em dois cortejos . 
 As mulheres carregam o andor de Maria e os homens carregam o andor do SENHOR DOS PASSOS.


 Os grupos partem de lados opostos e em determinado ponto os dois cortejos se encontram , imitando e encontro de Maria com seu filho Jesus em direção ao Calvário . 
Maria  é a mãe dolorosa que está aos pés da cruz vendo seu filho sofrer a pior das humilhações humanas. Seu filho que derrama Seu sangue por terra, é açoitado, desprezado, é humilhado.

Que doloroso para uma mãe, seja qual mãe for, ver um filho morrer! A Virgem, Mãe das Dores, é a mãe que consola todas as mães: aflitas, agonizantes, que vivem a saudade dos filhos, que choram a perda de seus filhos; mães que tentam engravidar e não conseguem, mães que buscam luz no céu para criarem seus filhos, mães que não são compreendidas e amadas como deveriam ser pelos filhos.



Maria é mãe companheira, consoladora. É a mãe que soube enfrentar todas as dores que uma mãe enfrenta e transformou suas dores não num inferno, mas, como porta de chegar ao céu! Maria é a mãe que olha para o olhar de cada mãe e diz: ‘Você não está sozinha!’. Maria é a mãe que ajuda cada mãe a carregar seus filhos nos braços; filho criança que chora, que está carente; o filho adolescente com todos os seus problemas e dificuldades; o filho que se perdeu no mundo das drogas; o filho que vive o drama do alcoolismo; o filho que busca soluções para sua vida.




Quanta dor padeceu Maria quando teve que ver sepultado seu Filho. A quanta humilhação seu Filho se sujeitou, deixando-se sepultar, sendo Ele o mesmo Deus! Por humildade, Jesus submeteu-se à própria sepultura, para depois, glorioso, ressuscitar dentre os mortos! A humildade não rebaixa o homem, pois Deus Se humilhou até à sepultura e não deixou de ser Deus. Nossa Mãe nos abençoa e nos convida a meditar muitas vezes estas santas e sábias situações de sofrimento e humilhação!

Hoje, convido cada mãe a olhar para a Virgem, Mãe das Dores. As dores de Maria não são de desespero, são de confiança, de esperança de uma mãe que nunca tirou o seu coração de Deus!

Que nossas mães possam, a cada dia, olhar para a Virgem Mãe e não perder a esperança nem a direção do céu!





ORAÇÃO

Minha mãe dolorosíssima, não vos quero deixar sozinha a chorar, mas quero vos acompanhar também com as minhas lágrimas. Esta graça vos peço hoje: alcançai-me uma compreensão sempre maior da paixão de Jesus e vossa, para que em todas os dias de minha vida eu possa ser solidário com as pessoas que sofrem, vendo neles vossas dores e as do meu Redentor. Elas me alcançarão o perdão, a perseverança, o céu, onde espero cantar a misericórdia infinita do Pai por toda a eternidade. 




Apresentamos estas sete Dores de Maria, não para queixar somente, mas para mostrar as virtudes que devemos praticar, para um dia estar ao seu lado e ao lado de Jesus! Receberemos a glória imortal, que é a recompensa das almas que, neste mundo, souberam morrer para si, vivendo só para Deus! 

Nossa Mãe nos abençoa e nos convida a meditar muitas vezes nestas palavras ditadas, porque muito nos ama.

6 comentários:

  1. Li com muita atenção e EMOÇÃO. Texto religioso BRILHANTE. Grato pela partilha.
    .
    Cumprimentos poéticos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  2. Tenhamos todos uma bem abençoada semana santa! beijos, chica

    ResponderExcluir
  3. Foi bom ler o que escreveu. Não de pode avaliar a dor de uma Mãe que sabe que o seu Filho vai morrer e nada pode fazer para o evitar. É muito inspiradora a vida de Jesus.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Edite,
    Onde moro também se fez no Domingo de Ramos essa Procissão evocativa do encontro de Maria com seu Filho levando a Cruz.
    Momento muito emocionante.
    Gostei da sua descrição que nos leva a uma boa reflexão do que foram esses momentos de grande dor.
    Desejo-lhe continuação de boa Semana Santa.
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderExcluir
  5. Olá Edite, gostei de ler e ver esta postagem bem ilustrada com esta atividade religiosa, que muito participei em minha cidade. Já vivi a emoção com a eloquência do Padre no momento do encontro. Hoje parece que mudou muito a semana santa com suas passagens.
    Muito linda sua postagem com os detalhes bem elaborados e ilustrados.
    Meu terno abraço e feliz continuação de uma Semana Santa.

    ResponderExcluir
  6. P elo Amor derramado
    A paz enfim reinou
    S ó nos resta o Amado
    C om todo esplendor
    O sol nos vem calado
    A contemplar tanto Amor

    Feliz Páscoa, querida amiga Edite!
    Beijinhos festivos e carinhosos

    ResponderExcluir