Powered By Blogger

terça-feira, 24 de janeiro de 2023

Botando a cabeça prá funcinar nº3/2023: Meu reflexo no espelho


 Dia 25 é dia do desafio da Chica no seu blogue"Chica brinca de poesia "


A Imagem é curiosa e mostra a surpresa do cãozinho ao ver sua imagem refletida na água . 
o que me levou a refletir sobre nossa imagem refletida não na água,  mas no espelho.
Olhar-se no espelho é um gesto automático que, acredito , a maioria das pessoas o fazem . 
*****

Quando você se olha no espelho , o que vê?

 É essa pessoa que você quuer ser ? Tua imagem te constrange ? 

Raul Seixas dizia em uma de suas canções:

É você olhar no espelho
Se sentir
Um grandessíssimo idiota
Saber que é humano
Ridículo, limitado
Que só usa dez por cento
De sua cabeça animal

Mas , eu digo que "bom mesmo é se olhar no espelho e se sentir bem , realizado."
O olhar transmite paz e tranquilidade que já é um reflexo da alma . Os olhos devolvem a paz que o coração sente . 
A certeza do que virá amanhã não tenho , mas o otimismo pela espera faz parte do meu dia a dia.

Eu olho no espelho , vejo minhas imperfeiçoes , meus cabelos brancos indomáveis , minha face que já não consegue esconder a idade , mas mesmo assim sorrio e me alegro.
Não como a adolescente na frente do espelho fazendo poses para selfies .
Não com o complexo de "Narciso" que amava a própria imagem.
Mas como alguém que aos poucos foi perdendo a timidez , adquirindo auto controle , tomando as rédeas da própria vida e hoje pode se comprazer com o que vê no espelho . 



4 comentários:

  1. Adorei o teu texto e reflexões sobre o ver-se bem ao espelho. É mesmo importante, pois se não nos gostamos, quem de nós gostará. E os reflexos ficam bem marcados... Linda participação! Obrigadão! beijos, chica

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Edite,
    Magnífica a sua reflexão sobre o olhar-se no espelho aceitando com alegria e resiliência o que a vida nos vai proporcionado ao olhar.
    Parabéns pela inspiração.
    Beijinhos e um dia muito abençoado.
    Ailime

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde de paz, querida amiga Edite!
    Estar de bem com a vida e consigo mesma é fenomenal!
    Muito bonita participação.
    Tenha dias abençoados!
    Beijinhos com carinho de gratidão e estima

    ResponderExcluir
  4. É grande ficar de frente ao espelho e amar está pessoa com todas as mudanças que o tempo impõe a todos. Belas reflexões Edite numa participação rica.
    Abraços e bom final de semana.

    ResponderExcluir