Powered By Blogger

sábado, 1 de abril de 2023

A ESPIRITUALIDADE DO MÊS DE ABRIL_ SEMANA SANTA




E março se foi , agora quem reina é abril. 

Abril que começa estigmatizado com o dia da Mentira .dia das pegadinhas , lorotas, , seria por assim dizer de forma lúdica   o dia daqueles que ainda fazem pegadinhas bobas, inventam situações falsas e pegam "o bobo". 

Hoje, mais modernizados podemos falar das fake news tão combatidas , mas que não deixam de acontecer sempre trazendo sérios prejuízos .

Não se sabe ao certo como foi instituido o dia da mentira  mas ela acabou evoluindo e hoje não tem nada de lúdica . É a evolução dos tempos .

**********



Mas não vamos nos prender a esse dia casual . Importante mesmo é celebração da Semana santa que já se inicia amanhã com o domingo de Ramos .

A semana santa é um momento sagrado para nós cristãos e deve ser vivida em toda sua sacralidade 

Nela se comemoram os mistérios da salvação a partir da recordação da última semana da vida de Jesus Cristo

A Semana Santa começa no Domingo de Ramos, passa pela Sexta-Feira Santa (dia da crucificação e morte de Jesus) e termina no Domingo de Páscoa, quando se celebra a ressurreição de Cristo.






DOMINGO DE RAMOS

1º dia da Semana Santa , um domingo festivo que narra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém montado um burrico.

À sua passagem o povo o aclamava com entusiasmo e o recebia como Senhor e Salvador , agitando ramos de palmeira e gritando "Hosana ao filho de Davi"

********



Vamos viver essa semana santa com bastante intensidade . Que não sejam apenas dias de "feriado " mas dias de religiosidade profunda seja em casa com suas visitas ou visitando alguém .

Que a espiritualidade não nos falte .

Oremos pela paz do mundo para que não vejamos mais tantos "crucificados " de nossos dias .Pessoas que sofrem as dores e consequências do preconceito , as vítimas de feminicídio , as intolerâncias , as homofobias , os assédios morais ou sexuais , crianças que são vítimas de assédio dentro da própria família , os que sofrem pela fome ou por tragédias climáticas .

São tantas as situações de caídos em nossa sociedade, tantos os crucificados que carecem intervenção concreta e não apenas sentimentalismo. 

Que a semana santa nos ajude a crescer na fé e em solidariedade , intennsificando nosso propósito de serviço aos irmãos .

Que a realidade brutal quer na fome , quer em outro tipo de violência encontre compaixão em nosso coração . 

Caminhemos com a certeza de que "Jesus amou-nos até o fim" e possamos também crescer na fé e permanecer fiéis na caminhada de discípulos e missionários de Jesus .

Independente de tudo que nos afeta , esperemos que abril traga bons ventos com melhores notícias do que as assistidas em março.
Que recupere nossas energias, melhore o nosso humor. 

Que o mal se converta em bem , o rancor em amor e perdão, a mágoa desapareça e a amizade esteja sempre a reinar entre as pessoas.


FELIZ  e ESPIRITUALIZADA SEMANA SANTA


 

4 comentários:

  1. Olá, Edite.
    Que a espiritualidade não nos falte. Oremos pela paz do mundo para que não vejamos mais tantos "crucificados " em nossos dias.
    E que Deus nos ajude.
    Bj e ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde de sábado, querida amiga Edite!
    A Semana Santa antes da Pandemia eu passava todas no Mosteiro. Inclusive a família ia, algumas vezes, junto.
    Agora depois dela, não me aventuro mais a viajar para lado nenhum nem tenho mais ânimo.
    Fazendo meu Retiro em casa nestes dias com o mesmo carinho, pois é uma Semana que muito amo viver, sabendo que os opróbrios, humilhações e desprezos nela vem bem como em toda a Quaresma.
    Viver na pele a Paixão de Cristo é mister ao cristão.
    Tenha um final de semana abençoado e com muita Unção durante toda a Santa Semana!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Lindo e reflexivo post! Que seja linda a Semana Santa! beijos, chica

    ResponderExcluir
  4. Oi querida Edite, adorei o seu novo Blog! Já estou acompanhando! Inclusive maravilhosas as suas colocações sobre a Semana Santa e o Domingo de Ramos. Eu também fico silenciosa e reflexiva nesta semana, apenas meditando o quanto Jesus se doou para todos nós com todo o seu amor infinito.
    Ahh e encontrei duas amigas querida aqui no seu cantinho: a Rosélia e a Chica, elas são especiais demais!! Que alegria, me sinto em casa!! Beijos e uma Semana Santa de muita luz!!

    ResponderExcluir