Powered By Blogger

terça-feira, 4 de setembro de 2018

Agosto se foi ... e deixou marcas...


Agosto já terminou , mas vou ainda tecer algumas considerações sobre esse mês considerado nefasto e agourento por muitos . O mês de Agosto não é dos mais amados pelo povo .
Considerado um mês longo pela ausência de feriados nacionais e carrega consigo um mar de superstições , que com certeza todos conhecem
Desde criança sempre ouvi as pessoas mais velhas , tecerem comentários negativos sobre esse mês . E de fato , a história nos mostra muitos acontecimentos trágicos ocorridos neste mês, o que só tem servido para consolidar sua fama .

Coincidência ou não , o fato é que o Mês de Agosto aqui onde onde eu moro não foi dos mais positivos . Tragédias marcaram o decorrer do mês. 

 Morar numa cidade pequena tem esse particular . Somos uma grande família com seus afetos e até desafetos como acontece em famílias numerosas . Então quando acontece uma tragédia incomum numa família , grande parte da população sente como se estivesse também perdendo um parente consanguíneo . A dor é geral . Mães sentem-se como se tivessem perdido seu próprio filho e jovens como se tivessem perdido um irmão. 
A comoção é geral . Não vou entrar em detalhes , é dolorido demais .

A dor permanece , a saudade de familiares e amigos mais próximos aumenta a cada dia .
Foram duas perdas de jovens neste Mês de agosto , aqui em minha cidade. Mortes traumáticas. que causaram uma dor imensurável.

Como lidar com a dor da perda de vidas interrompidas de forma tão violenta e inesperada?
A morte nem sempre oferece oportunidade de despedida , um último abraço , um último sorriso, um último adeus  . 
Como lidar com esse vazio deixado pela pessoa amada? Como se acostumar com a ausência de entes antes tão significativos para a família ?

Eu não tenho respostas . Procuro me colocar no lugar dessa mãe , desse pai ou desse irmão que perdeu a pessoa querida de forma abrupta . Todos sabemos que a intensidade da dor realmente só a sabe quem por ela passa . Podemos nos solidarizar , e até chorar , mas nunca atingiremos o grau da dor sentida pela pessoa atingida por ela.

A morte não manda recado . Não somos eternos e ninguém tem uma cota permanente de vida na terra . Mas , qual pai , qual mãe que aceitar isso? 

É contra a Natureza : um filho nunca deveria partir antes dos pais .

A maior resposta está em Deus . Mas nestes momentos muitos O questionam . Outros perdem a fé . Não se consegue entender os desígnios de Deus .

Mas é preciso voltar a viver . É preciso não esquecer os que ficaram e que também estão sofrendo . Viver o luto é necessário . Haverá o tempo das lágrimas , da dor insuperável . Haverá o tempo de reclusão consigo mesma . Da solidão e abandono .

Mas acredite , seguro na mão de Deus , um dia restará apenas a saudade boa dos momentos partilhados juntos . As boas lembranças sustentarão os seus dias . Eles, os entes queridos, continuam  dormindo em seu coração, acredite nisso !

Não é fácil . Mas a vida é implacável e nos obriga a seguir em frente apesar da dor , apesar do sofrimento . É preciso voltar a sorrir . É preciso voltar a caminhar... por eles .

É preciso abrir o coração e permitir-se seguir em frente, para brilhar por eles.
É preciso aceitar a não permanência e “deixar ir” os que já não estão mais aqui , mas têm morada fixa em nosso coração.

Aceitar a perda não é esquecer . É integrá-los em nossos corações , em harmonia e paz

Sigam em paz 

Edite 
*******************************************************************

In memorian :
 Você foi embora sem dizer adeus, sem me dar a oportunidade de fechar as feridas, de dizer-te palavras que nunca pude te presentear em voz alta. Mesmo assim, a tua lembrança é essa chama que não se apaga e que ilumina o meu presente, me acompanhando, me envolvendo…"
*********************************************************************************

poderá também gostar de :

http://kantinhodaedite.blogspot.com/2013/05/o-que-dizer-uma-mae-que-perdeu-o-filho.html

3 comentários:

  1. Boa noite, querida amiga Edite!
    Sinto muito pela perda do filho desta mãe em questão.
    Tenho certeza de que é a pior dor.
    Meus sentimentos é o texto é uma história de família.
    Tenha dias abençoados!
    Bom carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
  2. Um relato com perdas e dores... Há acontecimentos que ficamos mesmo pasmos e muito tristes... Só Deus, grandioso em misericórdia e graça, para consolar!
    O meu abraço e carinho

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? O começo de setembro ainda traz ranço de agosto hein.. Bjs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir