Powered By Blogger

sábado, 10 de agosto de 2019

Bráulio Bessa : Um amor de verdade

Bráulio Bessa sempre nos encantando e nos emocionando com seus versos . Neste DIA DOS PAIS retrato aqui uma poesia desse "cabra arretado " do nordeste que não poderia ter definido melhor com sua literatura de cordel o significado de Pai




UM AMOR DE VERDADE


Talvez no primeiro toque,
 talvez no primeiro olhar, 
talvez na primeira vez 
que eu ouvi você falar; 
que eu segurei sua mão, 
que eu recebi atenção,  
pequeno, recém nascido,
 eu não tive consciência 
e essa minha inocência
 lhe fez um desconhecido.

O tempo não muda os olhos
 mas, mudou o meu olhar.
Passei a lhe conhecer,
 passei a lhe admirar
e muito observador,
 observei que o amor 
é algo que se constrói.
Ali eu tinha percebido
 que aquele desconhecido 
já era meu grande herói.
Com o tempo acelerando 
eu cresci mais um pouquinho
e é quando a gente acredita 
que conhece o caminho.
E você, Pai, insistia 
contra minha rebeldia
me mostrando a direção;
e o olhar do adolescente
 passa a lhe ver diferente: 
o Herói vira Vilão.
E você tão paciente 
espera o tempo passar 
com a virtude do justo 
 e o dom de perdoar.

Me vê amadurecer
 e perceber que você
 é cuidado, é abrigo, 
é conselho, é proteção,
 e de repente o vilão 
vira o melhor amigo e o tempo,
 o tempo ainda  acelera.

Não volta, só vai pra frente
. Resta guardar no passado
 e aproveitar o presente do seu lado. 
O futuro nem parece inseguro
 e o hoje, o hoje é intensidade.

O tempo não vai parar 
e um dia, sem avisar, 
o Amigo vira saudade. 
É aí que carne e osso 
se transformam em sentimento; 
dessa vez sim, o tempo pára.
 E é justo nesse momento
 que aquele desconhecido 
jamais será esquecido. 
Um sentimento tão terno,
 um Amor que é de verdade
 e faz o que era saudade 
se transformar em eterno."


FELIZ DIA DOS PAIS


3 comentários:

  1. Boa noite de paz, querida amiga Edite!
    Gosto muito do Braulio... Fico impresionada como ele e sensivel. A gente chora ao escuta-lo.
    Escolheu um poema dele maravilhoso.
    Meu pai nunca foi vilao, ele era poeta de alma e virou uma saudade muito doida para mim e meus filhos
    Muito bom ter vindo aqui agora, querida e ler algo tao bonito.
    Tenha um Domingo abencoado!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Roselia,pelas palavras carinhosas. Pai vilão é visão de adolescente antes de conhecer verdadeiramente o pai que tem, como mostra a doce poesia do poeta Braulio. Feliz domingo dos pais. Deus os abey. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Ele sabe muito emocionar! É linda a homenagem! bjs, e felicidades aos papais! chica

    ResponderExcluir