Powered By Blogger

segunda-feira, 21 de outubro de 2019

BOAS PALAVRAS

 

Existem coisas que não voltam atrás : a flecha lançada , a pedra atirada , a oportunidade perdida e a palavra proferida.
Vou me deter na aqui na questão da palavra proferida ou escrita. Ambas as formas em que se apresentam , seja escrita ou falada , possuem amplos poderes. São armas que devem ser muito bem utilizadas . Uma vez faladas difícil revertê-las. Se escritas, pode-se até apagá-las, mas o efeito produzido já pode ter deixado marcas e causado prejuízo a alguém ou alguns.

Em tempos difíceis como os que vivemos hoje  margeado pela violência , desrespeito e inversão de valores , faz-se mister o uso de boas palavras que venham a persuadir as pessoas a recuperar a esperança em dias melhores, a voltar a ter confiança nas pessoas , a se socializar mais.
Em dias de hoje as pessoas andam carentes de palavras bonitas , olhares e sorrisos sinceros . Sobra muita falta de vontade , muito egoísmo e individualismo em detrimento da doação e solidariedade.

No nosso dia a dia estamos em contato com canções de dúbio sentido que podem influenciar no comportamento  das pessoas, programas de Tv que destroem valores familiares outrora sólidos e bem estruturados. 
 Também as redes sociais com seu alcance infinito é uma faca de dois gumes. Dependendo da forma como a usamos, de como escolhemos que tipo de mensagens  queremos receber , pode ser muito útil e construtiva. Em certos casos são fortes elementos de destruição de valores comportamentais.  . 

Mensagens positivas , com palavras de otimismo , brincadeiras saudáveis,   demonstração de amizade , amabilidade e respeito, edificam. Podem gerar transformações no campo espiritual , suavizar corações  e de alguma forma levar as pessoas a uma aproximação maior com Deus  através da propagação do amor.
Essa troca de mensagens na net , gera uma reciprocidade entre membros na rede , produz energia positiva e edifica pessoas.
como diz Gandhi “Mantenha seus pensamentos positivos, porque seus pensamentos tornam-se suas palavras”.

 Eu me apeguei de tal maneira a essa forma de comunicação na net , que mantenho minha publicação diária de boas palavras com o propósito de levantar o astral de alguém,  suavizar dores , mostrar que ainda é possível recuperar ou preservar valores importantes como respeito, amizade , integridade  e cultivar virtudes como a compaixão e solidariedade tão fora de moda em nossos dias.
Muitos as leem, manifestam-se cordatos e receptivos. Alguns esperam pela mensagem diariamente. Notam quando não a encontram. Outros a ignoram e  a consideram “soberbas , vaidosas e  até utópicas" . 

Quantos me leem? Dez, cem, mil? Não sei ..Mas eu sigo disseminando minhas boas palavras com a certeza de que “Fazer todos os dias um bom dia é a mais elevada das artes”
Disseminar boas palavras me fortalece e me energiza. Gosto de deixar “retalhos de mim” por aí, até onde a palavra alcançar.

Edite


Este é um texto já publicado há alguns anos . Permanece atual , inclusive no tocante ao trecho que se encontra selecionado . Continuo "lançando minhas sementes" , apesar de ter perdido uma boa parte de meus leitores , justificada pela minha inconstância nas publicações . 
Aos poucos espero recuperar meus antigos leitores e conquistar outros .


*************************************************************************************************************

 "Transportai um punhado de terra todos os dias e fareis uma montanha " ( Confúcio )



***************************************

2 comentários:

  1. Edite essa mensagem vale SEMPRE! E cada vez mais o cuidado com as palavras que soltamos ao ar é preciso! Muito bom! E quanto aos leitores, estão para todos, cada vez em menor número. Penso que os blogs estão se despedindo, teremos leitores por pouco tempo... Pena! beijos, chica e linda semana!

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? nem sempre uso boas palavras, mas tenho responsabilidade. Bjs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir