Powered By Blogger

segunda-feira, 6 de abril de 2020

SEMANA SANTA EM CASA

DOMINGO DE RAMOS

Hoje, domingo de Ramos , início da Semana Santa 

A semana santa em casa , fato inédito ! Uma semana rica em funções religiosas , mas desta vez impedidas pelo isolamento social a que a população está submetida . Os templos estão vazios , as ruas estão desertas . 
Mas nosso coração está povoado de bênçãos divinas e nossas casas prontas a se tornarem verdadeiras igrejas domésticas .



Neste domingo (5), durante a homilia, o pontífice pediu para que, nesses dias de Semana Santa, em casa, "procuremos contactar quem sofre, quem está sozinho e necessitado. Não pensemos só naquilo que nos falta; pensemos no bem que podemos fazer".

E assim , voltamos nossos pensamentos ao Senhor durante a celebração da Santa missa , pela inernet ,não sem antes assumir o compromisso de concretizar nossa fé em obras .
Ações já estão sendo mobilizadas na cidade para socorrer aqueles mais necessitados que já estão sentindo o efeito negativo da quarentena . 

São palavras do papa hoje na homilia de domingo de ramos , com basílica sem fiéis :



"Quando nos sentimos encurralados, quando nos encontramos num beco sem saída, sem luz nem via de saída, quando parece que nem Deus responde, lembremo-nos que não estamos sozinhos."
Hoje, no drama da pandemia, perante tantas certezas que se desmoronam, diante de tantas expetativas traídas, no sentido de abandono que nos aperta o coração, Jesus diz a cada um: 'Coragem! Abre o coração ao meu amor. Sentirás a consolação de Deus, que te sustenta'.


*******************************************
MEU DOMINGO DE RAMOS 


Em casa, esperando Jesus passar

" Quando Jesus passar

Quando Jesus passar

Quando Jesus passar
Eu quero estar no meu lugar!"

********************************


Entrada triunfal de Jesus em Jerusalém.
Vem montado num jumento
Passa a mensagem de que seu Reino não é deste mundo.
Jesus não veio para derrotar o Reinado dos homens.
Mas para derrotar um outro inimigo: o pecado que destrói o homem.
A imagem humilde montando o burrico significa humildade de um Reino que não é deste mundo.
Acompanhando Jesus em procissão o louvamos e mostramos o desejo de segui-lo em seu caminho de cruz, mas também de libertação.
Hosana ao Rei dos Reis!

2019
recordando...

*********************************

3 comentários:

  1. Aqui também em casa, nem um raminho esse ano! Apenas os virtuais que fizeram sua parte! Pena, mas é por uma boa causa,esperamos! Há de passar! Linda semana em recolhimento! bjs, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Chica ! Que sombria está sendo a semana santa neste ano . A data por si só já remete a recolhimento . Não teremos símbolos para os rituais da semana . Mas , o importante é a fé e amor a Jesus que guardamos no coração . Aqui, na minha região temos mais acesso a ramos verdes . Então a população foi convidada a dispor ramos na frente de suas casas. Achei ótimo , pois assim tivemos um gesto concreto para demonstrar nossa fé e acolhida a Jesus . Abraços .

      Excluir
  2. Boa noite de paz de Semana Santa, querida amiga Edite!
    Que lindo receber, pela rua, a visita de Jesus, aqui não houve atenção ao pedido do nosso Papa, que pena!
    Fico encantnada com as solenidades da Santa Semana que, neste ano, faremos por televisão e no coração, com tudo o que já vivemos.
    Tenha dias abençoados na proteção de todo mal!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir