Powered By Blogger

domingo, 16 de janeiro de 2022

Reflexões num Domingo de Chuva

 



Hoje o dia amanheceu "enfusado " como diria minha mãe . No seu linguajar  popular eu entendia como um dia escuro e entediante . Poderia chover ou não ...

 E foi bem assim mesmo que amanheceu neste domingo aqui na minha pequena cidade . Nuvens escuras , um arzinho fresco soprando do leste anunciando chuva . Cidade vazia ... silenciosa! Minha mãe tinha razão na sua interpretação .

 Pequenos pingos começaram a cair e de repente caiu uma chuva abundante . Mas parou logo e ficou o dia todo naquele tédio de chuvinha fina e intermitente . 

E ficamos aqui eu e a Nina , entediadas dentro de casa "enroladinhas " no sofá , diante da tv, tomando chá quente e "devorando" uns petiscos .

Eu não reclamo não , porque de qualquer forma meu domingo é sempre assim tranquilo e apenas na companhia da Nina . Mas quando tem um solzinho sempre podemos sair pela manhã ou à tarde e dar um passeio na pracinha . Nina gosta de estar lá correndo na grama , ensaiando pequenos saltos e marcando território . 



Volta e meia ela parecia estar entediada dentro de casa e ficava me cercando balançando a traseirinha como a dizer " Não vamos passear hoje ?". Eu até tentei levá-la a passear aqui ao redor do quarteirão . Mas não deu . O chuvisqueiro não parava . Então o resultado foi se recolher mesmo e ficar "encorujada no sofá "



As horas parecem se arrastar . Tudo é moroso e cansativo .Dia chuvoso é assim mesmo . Traz uma certa nostalgia .

Então eu fico pensando em quanto seria bom que todos pudessem curtir um dia de chuva assim, entediante mas sem medo de enchentes , sem medo de desabamentos , sem medo de morrer aterrado no entulho da própria casa .  

Que bom se os ribeirinhos pudessem dormir sossegados sem acordar assustados com a água já subindo e inundando tudo dentro de casa .Muitos nem dormem , ficam de vigília prá poder fugir a tempo em caso de imprevistos .

É tempo das águas . Chuvas tem feito estragos por este Brasil a fora . Muitas vítimas , as famílias  mais pobres , as mais necessitadas . Perdem tudo : a moradia e tudo que tem nela . Pior , perdem a dignidade . Perdem vidas...

 A culpa não é da chuva .É a resposta da natureza às agressões a ela imposta . Ausência  de políticas públicas efetivas de moradia, saneamento e infraestrutura  que suavize um pouco a vida dessa classe menos favorecida.

Daqui há pouco tudo passa  e tudo é esquecido ...pelos governantes . E novamente tudo de repetirá na próxima estação chuvosa... Um círculo vicioso ...Brumadinho é o exemplo...

*************



Dia cinzento

 dia de chuva

 Vejo  lindas flores 

respingadas no jardim

ouço o pipilar 

do passarinho escondido

 entre as folhas da mangueira

 E você ????

O que vê?

 O que ouve ?

editelima 60


******************


7 comentários:

  1. Lindas fotos da Nina e flor. Tua poesia linda igualmente e por aqui, ontem após dia de calor infernal, tivemos uma chuvinha, mas que deu estragos, falta de luz pra muitos. A natureza está se rebelando com o homem e suas atitudes. Aqui agora ainda cedinho, já calorão que não dá trégua! beijos, linda semana! chica

    ResponderExcluir
  2. Um dia de chuva pode ser nostálgico ou uma oportunidade para estar em casa com a Nina e ir vendo a água a escorrer nos vidros...
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  3. Ei Edite,

    Dias de chuva cinzentos também me deixam nostálgica e reflexiva. Por aqui ela deu um trégua, faz uma semana que o sol voltou a brilhar e o calor voltou com força total. Mas eu prefiro assim, solzinho.

    Fiquei encantada com a Nina, ela é uma graça! E entendo a decepção dela em não poder dar uma saidinha por conta da chuva.

    Seu texto refletiu bem sobre os problemas decorrentes das fortes chuvas. A cada ano a situação se repete, mudando o cenário.

    Um abraço e ótima semana!

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia o seu blog. Vi alguns posts dos quais gostei muito.
    Por isso, já sou seu seguidor.
    Continuação de boa semana.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  5. Ainda bem que você tem a Nina para te fazer companhia, Edite.
    Os bichinhos são adoráveis companheiros.
    Adorei o seu reflexivo texto
    Poesia linda.
    Não gosto de dias enfiados...RS
    Mil Beijinhos
    Verena

    ResponderExcluir