Powered By Blogger

quinta-feira, 12 de outubro de 2023

Vamos brincar com a Chica 41/2023: Catenga, bichinho fofo


 E vem aí a Chica com mais uma palavra que desconheço.,
CATENGA
 Aqui na minha região o chamam simplesmente de "lagartixa ".
Mas aí vem o desafio da chica ampliando meu vocabulário e fazendo com que eu penetre na cultura nordestina .
Isto é muito bom . Tirou-me dessa dessa "preguiça" comum aos feriados com a casa vazia .
Fazer o quê , não é ? Nem sempre é possível emendar o final de semana prolongado.
Provas escolares da sexta-feira pós feriado , impediram a viagem dos netos até a casa da vovó .

Mas , vamos ao que interessa :

https://sementesdiarias.blogspot.com/

Catenga ou lagartixa  são répteis que adoram morar em esconderijos como fendas de parede, janelas , telhados ,muros  pilhas de tábuas e etc...
Bichinho esperto de olhos arregalados que colaboram na exterminação de pequenos insetos como moscas, aranhas , baratinhas e por aí vai .
Seu veneno deve estar no rabo , pois é comum o rabo continuar a se mover quando a lagartixa o perde numa caçada .
  
" Outro dia minha Nina pegou uma catenga "

Nina é minha cachorrinha com um instinto de caçadora muito aflorado .

Qualquer bichinho que vê se mexendo , aguça sua curiosidade e se prepara para caçá-lo .

"Patada vai, , patada vem  , catenga fugindo  assustada "

Ainda bem que Nina não comeu a catenga .
Se contentou em "imobilizá-la ".




Participando do desafio semanal da Chica no seu blog "SEMENTES"


Minha Nininha linda
Nina é minha cachorrinha com um instinto de caçadora muito afloradQQMuitasQqqo.Nina 



8 comentários:

  1. Que amor a Nina, c0m carinha de santa, mesmo tensdo posto a correr a catenga,rs... ADOREI!

    O tempo passa e os netos com seus compromissos, né?

    beijos praianos, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Bom fim de noite Edite com benção de Nossa Padroeira.
    A Chica embarcou no vocabulário nordestino e nós é que ganhamos.
    Perfeitas frases e com participação desta linda Nina.
    Abraços e feliz fim de semana.
    Cuidado com as chuvas torrenciais.

    ResponderExcluir
  3. Bom fim de noite, querida amiga Edite!
    As ditas cujas são alvos dos bichos maiores.
    Ainda bem que são úteis para eliminar insetos.
    Tenha um final de semana abençoado!
    Beijinhos com carinho fraterno

    ResponderExcluir
  4. Que belezinha a sua Nina! Aqui comigo é minha gatinha Lurdinha que vive me presenteando com as lagartixas. Ela não as come, mas brinca, até! Amei suas frases! Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Edite,
    Magnificas as suas frases. Gostei de saber mais sobre as lagartixas como também chamamos em Portugal.
    Sua Nininha é linda.
    Beijinhos e bom fim de semana.
    Ailime

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, Edite. Não sei se foi vc que comentou no Ciranda de Frases, ficou como anônima e imaginei que fossem suas palavras. (?)
    Ótima participação, também a Nina mandou bem na catenga, rsss...
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anete ! Fui eu mesma , esqueci de me identificar . Mas depois deixei o link . Grata pela visita e palavras .

      Excluir
  7. Amei conhecer a Nina, querida Edite.
    Ficou uma doçura a sua participação.
    Hoje estamos muito tristes pois nossa gatinha Juja virou estrelinha.
    Falo sobre ela aqui:
    https://bichinhosamados.blogspot.com/2023/10/bichinhos-uma-linda-estrelinha.html
    Linda semana.
    Beijinhos
    Verena.

    ResponderExcluir