Powered By Blogger

quinta-feira, 19 de outubro de 2023

vamos brincar com a Chica 42/2023: O que é gastura ?

 

Pessoas sensíveis podem ter gastura ao lixar as unhas .


GASTURA


Ih, me dá uma gastura, dizia minha mãe!

Desde  criança , sempre ouvia essa palavra quando minha mãe sentia-se incomodada com algo irritante , aflição ou algo assim.


Eu não entendia muito bem o que significava a palavra e achava esquisito o termo . Não conseguia decifrar bem o que ela estava sentindo . Pensava até que ela tinha inventtado a palavra .

Mas não , a palavra existe mesmo , fiquei sabendo agora e é um linguajar muito usado no nordeste , como esclareceu a Chica .

Definição :

Gastura 

Mal-estar ou sensação de desconforto físico com náuseas, arrepios, irritabilidade nervosa, aflição etc., em geral como resultado de ruídos, atrito de objetos, visões chocantes, contatos táteis desagradáveis com superfícies ásperas ou mesmo contrariedades várias.
*****
Grávidas costumam ter gastura com certos cheiros .
Certos alimentos fritos me dão desagradável gastura.
Areia dentro do calçado me dá gastura .

******
Participando do desafio semanal da Chica no seu blogue "Sementes"

Clique no link e participe também.


4 comentários:

  1. Boa noite de paz, querida amiga Edite!
    Ficou muito boa sua exemplificação da gastura da Chica.
    Visões chocantes são gasturas horríveis que estamos vivendo pelas guerras.
    Deus abençoe aos que sofrem pelo mundo inteiro!
    Tenha dias abençoados, querida!
    Beijinhos com carinho fraterno

    ResponderExcluir
  2. Edite, sempre bem explicado o temo aqui! As frases ficaram ótimas e bem verdadeiras.E areia dentro calçado é fooooooooogo..Dá gastura mesmo! ADOREI!
    Obrigadão! beijos praianos, chica

    ResponderExcluir
  3. Você participou com frases bem lembradas, querida Edite.
    Adorei!
    Tenha um abençoado fim de semana.
    Beijinhos
    Verena.

    ResponderExcluir
  4. Um bom fim de noite Edite.
    Gastura uma palavra muito usada aqui no Nordeste e cabe dentro de muitas situações. Você empregou bem em suas introduções e confirmações das frases.
    Abraços e feliz fim de semana.

    ResponderExcluir