Powered By Blogger

domingo, 29 de julho de 2012

Paixão por milho verde?! Depende...




O texto abaixo foi postado coincidentemente nesta mesma época no ano passado, aqui: http://el.balbo.zip.net/arch2011-08-21_2011-08-27.html.
Mas resolvi postá-lo novamente porque o milho verde ainda continua fazendo parte da minha vida. Isso é privilégio de quem tem vínculos com a roça.E colheita de milho verde para o pessoal da roça significa fartura.
São tantas as opções de pratos para o preparo do milho verde que nos perdemos nessa riqueza de variedades.
O milho verde é muito apreciado em todas as regiões do Brasil e pode ser consumido cozido, assado, na forma de curau ou pamonha. Esses são os pratos tradicionais, mas há inúmeras possibilidades de uso na culinária
Mas acontece que receber um saco de milho em horas impróprias, está me deixando maluca. Já há mais de um mês que “todos os sábados”, final de tarde recebo de “presente” um saco de milho verde. Presente de grego, quero dizer. Depois de tudo pronto e organizado e eu com hora marcada na manicure, ser surpreendida com tão “apetitoso” presente, é maldade, não acham?
Pois é, eu continuo com o mesmo problema descrito no texto postado no ano passado: tempo para “lidar” com esse milho todo!.
Afinal, nunca se é totalmente “do lar” e necessito tempo para outras ocupações. Nos tempos de hoje as mulheres precisam de um tempo para si. E sábado, fala sério, é dia de folga na cozinha!
Então é aquela correria prá cuidar daquele milho todo, porque ele perde a qualidade muito rapidamente. Em temperatura ambiente dura no máximo um dia. Conservado em geladeira, também endurece os grãos rapidamente e seu tempo de duração também é curto. Os grãos ficam com o sabor e a textura prejudicados, mesmo embalados em sacos plásticos. Fica com um odor pouco agradável.
A melhor maneira que encontrei para conservá-los por foi retirar os grãos da espiga com uma faca afiada , embalá-los em sacos plásticos ou colocar numa vasilha hermeticamente fechada e deixá-los no freezer enquanto aguarda o consumo. Uma trabalheira só: descascar, limpar toda aquela “cabeleira”, e depois raspar os grãos e embalar...Imagine isso em tardes de sábado...Eu o-dei-o...
Talvez essa não seja a maneira correta para o congelamento, mas só depois fiquei sabendo que antes do congelamento é necessário um pré-cozimento dos grãos durante 2 a 3 minutos. Logo após deve ser feito um resfriamento . Em seguida,coloque os grãos numa bandeja ou vasilha aberta e deixe no freezer até que os grãos endureçam. Só depois embale os grãos em sacos plásticos e leve novamente ao congelador.
Sei não, mas acho que perdi todo meu milho congelado. Só amanhã é que saberei o resultado de minha experiência na cozinha , após fazer o curau que estou planejando.
Bem, mas já fiz tanta coisa gostosa com tanto milho durante essa safra, que já estou no lucro. Hoje mesmo fiz um creme de milho verde com peito de frango para o almoço que ficou assim: UMA DELÌCIA!

E vai aí uma receita do meu delicioso BOLO DE MILHO VERDE

3ovos
2 copos de milho verde ( Use como medida o copo de requeijão ou algum equivalente)
1 copo de leite de vaca ou leite de coco
1 copo e meio de acúcar
2 colheres de margarina
2 colheres de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento royal

Bater tudo no liquidificador, menos o pó royal. Comece pelos ovos, depois os líquidos e os ingredientes mais sólidos. Asse e em forno médio ( 180 – 200 graus) até ficar corado.
Se o milho não estiver muito passado, fica com a consistência de bombocado.
Muito booooommmm!


2 comentários:

  1. Edite, eu tenho duas sobremesas prediletas:

    Uma é doce de banana, de qualquer jeito. A outra é curau. A-do-ro!!!

    Deu certo seu "congelamento"???

    Milho verde tem gosto de infância mesmo, né?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, Ana. Fiz um delicioso curau ontem com o milho congelado. Como eu expliquei, o milho verde é de pouca duração em temperatura ambiente. Congelado fica com os grãos quebradiços e farinhentos. Ao bater no liquidificador ele fica um pouco duro para triturar, mesmo descongelado. Mas deu prá aproveitar. Congelar usando a tecnica do pré cozimento pode ficar de melhor qualidade ,mas talvez não dê para usar em curaus ou pamonhas, porque já saiu da forma natural. Enfim, é largar tudo e correr cuidar do milho para que não se estrague.
      Ainda bem que acabou a colheita. Mais um saco de milho verde e eu surto kkkk.
      Ah, e vai um curauzinho aí?

      Excluir