Powered By Blogger

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Semana nacional da família

Caminhada pela paz

Uma caminhada pela paz nas famílias marcou o encerramento da semana da Família aqui em nossa Paróquia Nossa Senhora Aparecida .
Este ano, a Semana Nacional da Família, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), abordou o tema “Família: o trabalho e a festa”, que norteou todas as atividades da semana.
Grande parte da população acompanhou a caminhada que teve início no mirante de Nossa Senhora Aparecida, às 18 horas da tarde de sábado, dirigida pelo nosso Pároco Pe. Antônio Boreck e pelo seminarista Tiago além de outros coadjuvantes.
O objetivo dessa caminhada é para que a população reflita sobre a paz , solidariedade e harmonia nas famílias além dos valores que devem ser cultivados e estendidos às escolas , local de trabalho e comunidade em geral.
A paz e a solidariedade são o grande legado que as famílias devem deixar a seus filhos que refletirá em  toda nossa juventude e  gerações vindouras.

A igreja acredita na família como instituição transformadora na sociedade. Sabe da importância de famílias bem estruturadas para uma sociedade bem equilibrada. Parte do princípio de que tudo passa pela familia
 É ela a 1ª escola onde se inicia a educação para a vida, aprende-se as primeiras virtudes e consolidam-se valores.
O futuro da humanidade passa pela família” disse o Papa João Paulo II. “É necessário que as famílias de nosso tempo tomem novamente altura. É necessário que sigam a Cristo”.
O mundo de hoje, com suas exigências advindas da modernidade acaba fazendo com que os pais passem muito tempo fora de casa, ocupados no trabalho. O que resulta em pouco tempo para os filhos. Mas, esta situação pode ser revertida, se esse pouco tempo for aproveitado de forma construtiva. Proporcionar momentos de convívio onde se exercita o amor, o carinho e se valoriza o companheirismo, pode ser uma tentativa.
Pessoas são sempre pessoas. Não importa os avanços tecnológicos, a velocidade das informações. Pessoas são passíveis de aprendizado. Em qualquer época. Em qualquer situação. Os valores são sempre os mesmos. O que muda é a maneira de pensar de cada um.
Estabelecer na família um clima de confiança e honestidade. Saber ouvir, dialogar. Conquistar a confiança, perguntando sempre, sem se impor. Ajudar o filho a construir um espírito crítico ajuda-o a não substituir a orientação dos pais, valorizando mais o que aprende,não atendendo aos apelos da mídia que também exerce grande influência na educação dos filhos de hoje.
Cultivar a presença de Deus na família ajuda o filho a construir uma linguagem religiosa, que o levará gradativamente ao amadurecimento da fé.
Daí a importância da Catequese, que se esmera em levar os conhecimentos evangélicos que conduz o jovem ao amadurecimento da fé. Mas muitas vezes não tem o retorno esperado, por falta de apoio dos pais. Estes, deveriam ser os primeiros catequistas de seus filhos. Mas muitos fogem à essa responsabilidade, além de outras já citadas, o que pode acabar gerando a desagregação familiar.
Que esta semana seja para todos, cristãos e não cristãos, ponto de reflexão que nos leve seriamente a buscar soluções transformadoras para uma sociedade com bases mais sólidas.  


Vejamos algumas fotos dessa nossa caminhada pela paz.


parada para reflexão
Chegada na praça da matriz

jovens crismandas em apresentção de dança



Crismandas que atuaram na dança artística

Nenhum comentário:

Postar um comentário