Powered By Blogger

quinta-feira, 4 de junho de 2020

AMENIDADES...




E a chuva continua!





Olho para a chuva que não quer parar...


 Como lágrimas abundantes , o céu chora ! Não sei de alegria pelos filhos restaurados ou de dor pelos filhos que estão a se perder !
O fato é que diante dessa chuva intermitente tudo parece melancólico e apático. 

Não nos deixemos envolver pela aparência do tempo . Se temos que restringir nossas atividades ao recinto doméstico , vamos aproveitá-lo de forma produtiva e alegre . 
Aproveite para ler um bom livro , saborear aquele chazinho da tarde ao lado da família , comer aquela pipoquinha ao lado dos pequenos enquanto veem TV juntos .

Aqueles que não podem se dar esse luxo , tenham calma , não lamentem pela chuva . Afinal somos filhos privilegiados . Não vivemos a tragédia das chuvas como tantos outros .
Dirijam-se ao trabalho com cuidado , respeitem os pedestres ! Não saiam por aí afobados e mal educados espalhando "banhos de lama " a quem cruzar seu caminho.

Em tempos de pandemia , proteja-se : o uso da máscara  protege não só você como a todo aquele que estiver no mesmo recinto . . 
Aproveite que pode sair apesar da chuvinha que incomoda e agradeça por ainda contar com esse privilégio.

Chegue molhado , mas chegue com calma e alegria no coração !
Decida ser uma bênção para todos que encontrar hoje !
Bom dia !Bom trabalho !
Com chuva ou sem chuva , seja seu dia abençoado !


E se não saiu para o trabalho, volte logo para casa . Afinal houve uma flexibilidade na quarentena mas isto não significa que se precise ficar passeando pelo comércio .
 Siga as orientações de isolamento previstas pelo serviço de saúde e evite aglomerações . Atenção para o uso de máscara . Ele protege não só você como também aquele que está no mesmo recinto . Depois do alerta da pandemia , a máscara passou a fazer parte de nosso dia . É mais um ítem obrigatório de nosso vestuário .

 Pode combinar com tudo : com sua roupa , seu calçado , sua bolsa , seus cabelos ou seus olhos . Mais sóbria ou mais incrementada . Cada um tem seu gosto pessoal .
 O mais importante é que ela também combine com sua saúde . Por isso nada de máscara no queixo apenas como "enfeite " Ela deve cobrir toddo seu nariz e sua boca .
 Ah , e importantíssimo : não tire a máscara para falar ( absurdos que se ve por aí ).
E lembre-se : a máscara é pessoal e intransferível.
Digo isso porque , por incrível que possa parecer , já presenciei uma sutil troca de máscara em porta de banco .
Saiba que cada um de nós é co-responsável no controle da disseminação do vírus.
 Em casa sempre terá alguém a te esperar confiante que volte "limpo" como saiu sem o perigo do conntágio dentro do prório lar .




E sabe aquele dia nada favorável e que você sai de casa apenas por necessidade ?
Pois bem , apesar da chuva e do frio, além da recomendação aos idosos de permanecer em casa, tem momentos que não da pra fugir daquela "saidinha" rápida .

Bem , a intenção era voltar logo . Mas além do incômodo prá estacionar tive que enfrentar fila na farmácia e aguardar no saguão do banco a minha vez de entrar .
 Com a flexibilização da quarentena , o povo cansado de ficar em casa está feito passarinho solto da gaiola . Mesmo com chuva e frio , muitos arrumaram alguma coisa prá ir fazer na rua . 

Não estão muito preocupados com as recomendações de proteção , o que é lamentável,  pois os números de casos de covid19 só aumentam , bem como o número de mortes .

Num momento de pandemia como o que estamos vivendo , todos somos responsáveis,  mas tem sempre aqueles que se julgam inatingíveis e não pensam na sua co - responsabilidade .

Bem , mas comentários à parte , finalmente pude retornar ao aconchego do meu lar .

A alegria pela tarefa cumprida somou-se à alegria de encontrar me esperando um cafezinho fumegante acompanhdo de um crocante  bolinho de chuva , feito carinhosamente pela minha amiga Li 

Bolinho de chuva faz parte da lembrança da minha infância .  Tardes alegres e barulhentas na cozinha  saboreando os bolinhos de chuva feitos por nossas mães . 
Hoje as avós tentam passar essa tradição para os netos , mas já presenciei relutância em aceitação . Há outras guloseimas que consideram mais apetitosas .

Bolinho de chuva , guloseima que acolhe  e vai muito mais alem de que seus ingredientes   e uma friturinha . O que tem valor é o calor que emana do gesto  , da alegria  da reunião entre pais e irmãos . E lá fora a chuva a cair....

Lembro de minha mãe na cozinha a preparar a receita enquanto conversava com a comadre "botando a conversa em dia " Esses eram outros tempos onde não havia hora marcada para a visita da vizinha ou o parente  que aparecia de surpresa. . E a conversasa  rolava solta nas tardes, fossem elas  de chuva ou de sol .


 Porque "bolinho de chuva " é alegria e acolhimento em qualquer dia e hora.



Então vamos lá aprender a fazer um delicioso bolinho de chuva . Não me lembro de minha mãe  fazer sob orientação de nenhuma receita . Era tudo no "olhometro" mesmo. .
A Net dá muitas receitas de bolinho de chuva frito ou assado . Aqui em casa só fazemos frito . E a receita é mais ou menos como se descreve abaixo . 
 Cuidado no açúcar , senão o bolinho pode enxarcar . 
O óleo também deve estar numa temperatura certa : Se estiver muito quente o bolinho pode ficar cru por dentro e tostado por fora. Se estiver um pouco frio também enxarca a fritura .

E bom apetite !



BOLINHO DE CHUVA



Ingredientes

1 xícara de chá de farinha de trigo;
¼ de xícara de chá de açúcar;
1 colher de chá de fermento químico em pó;
1/3 de xícara de chá de leite
ovo;
 óleo vegetal para fritar 

canela  e açúcar para polvilhar 

Misture os ingredientes e vá fritando às colheradas .

********************************









4 comentários:

  1. Boa tarde Edite, tudo bem? Confeço que estou em dúvidas sobre o maior templo evangélico do Brasil. Se eu não estiver enganado é da Assembléia de Deus de Cuiabá ou Belém. Obrigado pelo comentário. Não sei se você já é seguidora do meu blog, caso seja eu agradeço, se não for gostaria de ter o privilégio de você ser minha seguidora.

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Não gosto de bolinho de chuva com canela. Rs... Bjs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir