Powered By Blogger

domingo, 5 de março de 2023

2º DOMINGO DA QUARESMA: "Este é meu filho amado , escutai-o"


 


Jesus sobe a um monte com três dos seus discípulos, aqueles que lhe eram mais próximos: Pedro, Tiago e João. Na frente dos três, Jesus se transfigura: suas rupas ficam brancas, aparecem Moisés e Elias conversando com ele e uma voz, dos céus, diz:

 “Este é o meu Filho amado, no qual eu pus todo meu agrado. Escutai-o!”. 

Os discípulos não sabem como reagir: caem com o rosto por terra diante de tamanha revelação, mas Pedro também quer continuar lá e armar sua tenda, porque a presença do Senhor é, de fato, reconfortante – muito mais do que os desafios que eles enfrentavam todos os dias. 

Jesus insiste que eles desçam da montanha e se mantenham em silêncio sobre a revelação que presenciaram.

Meditação:

O que o texto diz para mim, hoje, a partir da situação pela qual tenho passado (minhas alegrias, tristezas, desafios, conquistas)?

Jesus proporciona a três dos seus discípulos um momento muito singular de revelação da sua identidade. Pedro, Tiago e João presenciam algo totalmente diferente do que poderiam ver no seu cotidiano: "Jesus manifesta sua divindade, sua ligação com o Pai e sua ligação com a revelação que Deus fez de si ao longo da história. "

Há vários símbolos no Evangelho de Mateus que reforçam isso: o rosto brilhante como o sol e as vestes brancas é a representação simbólica da divindade; 

a voz que fala dos céus atesta a ligação de Jesus com o Pai: Ele é seu Filho

além disso, Jesus se encontra com grandes figuras do Antigo Testamento: a Lei (Moisés) e os profetas (Elias). É ele a sabedoria que completa a revelação e dá sentido a tudo o que o Senhor comunicou a seu povo até agora. 

Nossa reflexão, no entanto, recai sobre os discípulos: diante de tamanha revelação, Pedro não quer voltar aos seus antigos itinerários, mas quer permanecer ali. Ele se encontrou definitivamente com o Senhor e quer continuar ali, não quer precisar enfrentar de novo os mesmos desafios, as mesmas dificuldades. 

Nós, também, quando nos deparamos com o Senhor, corremos esse risco: o de não querer enfrentar os nossos desafios diários, o de querer evita-los, porque se nos desconectamos do mundo para estar somente com o Senhor então ficamos muito mais confortáveis. 

Jesus nos encoraja a levantar e a não ter medo. O encontro com Ele nos alimenta para que possamos voltar aos nossos cotidianos e então ajudar também os outros a fazerem essa experiência de encontro com o Senhor.

Oração:


A partir da Palavra meditada, apresente ao Senhor a gratidão de seu coração e também seus pedidos.

Peçamos ao Senhor um coração sempre consciente e grato pelas inúmeras oportunidades que o Senhor encontra de revelar-se a nós. 

Hoje não subimos a um monte para ver Jesus, mas o encontramos em tantas situações… peçamos que o Senhor nos ajude para que sejamos mais sensíveis a essas oportunidades e possamos reconhece-lo todas as vezes que ele se revelar a nós. 

Peçamos que nossos encontros diários com ele em seus sinais e em sua Palavra nos encoraje para que possamos voltar às pessoas, ao nosso dia a dia, mais alimentados e animados a fortalecer também os nossos irmãos no caminho para encontrar o Senhor.

fonte:  https://lectionautas.com.br/este-e-meu-filho-amado-escutai-o/

Um comentário:

  1. Bom domingo de paz, querida amiga Edite!
    Acabo de chegar da missa e o convite a transfiguração, a sair de aí, a estar no deserto com Jesus durante a vida de cristã que somos é renovado na Quaresma.
    Tenha uma nova semana abençoada!
    Beijinhos

    ResponderExcluir