Powered By Blogger

sexta-feira, 26 de março de 2021

Semana Santa em casa /2021

 


O mês de março já vai adiantado . 

A situação da pandemia no país continua em crise . A cada dia aumentam os casos confirmados de covid19 e infelizmente muitos são aqueles que não resistem e vem a falecer . O número de mortos aumenta gradativamente .

 Diante disso , muitos são os estados que seguem a rigorosa fase emergencial implantada pelos governadores , para conter o alastramento de casos .

Estamos a nos aproximar da “semana Maior", que no calendário litúrgico católico é conhecido como a Semana Santa .

Na Semana Santa meditamos os acontecimentos centrais da nossa Redenção , o núcleo central da nossa fé .

Como no ano anterior , teremos uma Semana Santa atípica . A pandemis vai também neste ano afetar as celebrações presenciais deste tempo forte em que se recorda a “Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo “

Como no ano anterior , vamos fazer de nossas casa verdadeiras igrejas domésticas onde celebraremos diante da Tv ou mesmo acompanhando os mistérios da redenção através de uma leitura bíblica .

Como nos pediu o Santo Padre Papa Francisco , "procuremos contactar quem sofre, quem está sozinho e necessitado. Não pensemos só naquilo que nos falta; pensemos no bem que podemos fazer".

São tantos os sofredores . Não só aqueles que necessitam de alimentos pela urgência do momento . Mas talvez tantos próximo de nós chorando silenciosamente seus falecidos de forma abrupta flgrados por este vírus cruel.

Não podemos visitá-los . AS regras de isolamento social não permitem . Mas para nós que acreditamos no poder da oração , elevemos nossos pensamentos a Deus em favor desses necessitados de consolo  ou de cura.

Deus escuta o coração contrito daquele que pede com fé .

OREMOS

Ouve, ó Deus, o meu clamor; atende à minha oração.
Desde o fim da terra clamarei a ti, quando o meu coração estiver desmaiado; leva-me para a rocha que é mais alta do que eu.
Pois tens sido um refúgio para mim, e uma torre forte contra o inimigo.
Habitarei no teu tabernáculo para sempre; abrigar-me-ei no esconderijo das tuas asas.  Salmos 61:1-4

"Portanto, nesa semana tão rica para nós, vamos nos dispor a viver com intensidade todo este mistério da nossa fé ,já iminente, para sermos cada vez mais inseridos no Mistério de Cristo, morto e ressuscitado por nós e, desse modo, experimentar a alegria e a paz do Ressuscitado." 


 Papa Francisco

Façamos nossa a oração de Jesus: peçamos ao Pai que retire os véus de nossos olhos, para que, nestes dias, olhando para o Crucificado, possamos compreender que Deus é amor. Quantas vezes o imaginamos patrão, e não Pai; quantas vezes o imaginamos juiz severo, em vez de Salvador misericordioso! Mas Deus, na Páscoa, anula as distâncias, mostrando-se na humildade de um amor que solicita nosso amor.

No alto cruz , no momento de maior dor , Jesus exclama : "Pai, perdoa-Lhes ! Eles não sabem o que fazem!" 

 ( Lc 23,24)

Desse modo somos convidados a viver dando sempre glória a Deus, ou seja , com amor e perdão " 

******************************************************


A quem interessar , mais postagens sobre semana santa clicando no link abaixo.

https://kantinhodaedite.blogspot.com/2020/04/semana-santa-em-casa.html


https://kantinhodaedite.blogspot.com/2020/04/semana-santa-em-casa-triduo-pascal.htm




















https://kantinhodaedite.blogspot.com/2020/04/semana-santa-em-casa.html



3 comentários:

  1. Edite, mais uma semana santa iniciando e será novamente em casa, sem aglomerar... Belo e reflexivo teu post . Que seja linda e introspectiva a semana! Ótimo fds! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Que os corações se abram para a solidariedade amiga.
    Que o amor esteja em alta.
    Noticia triste de ontem a noite foi a morte da mãe da Chica, na realidade um descanso, mas sempre dói.
    Meu abraço e tudo de bom amiga.

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Ontem lembrei que era Dia de Ramos... Bjs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir