Powered By Blogger

sábado, 14 de agosto de 2021

FLOR DE SÃO JOÃO : doces lembranças




Flor de são João

Flor singela do meu sertão

Flor que ficou na lembrança

Trazendo recordações da infância

Cipó de são João

Colorindo cercas e barrancos

Nos campos sua cor exuberante

Chama a atenção do passante


Cipó de são João

Flor ornamental mas medicinal também

Suas flores boas propriedades tem

Para doença de pele suavizar

Eu criança de pé no chão

Pelos campos caminhava

Junto com colegas disputava

De suas flores mel adocicado


Tempo de liberdade para brincar

pelos campos saíamos a caminhar

Para colher suas flores com prazer

Qual beija-flor seu doce néctar sorver


Flor de São João

Planta da minha infância

Com pólen e mel em abundância

Deixou em mim doces lembranças

***********************

VENHA CONHECER A FLOR DE SÃO JOÃO

O cipó de São João é uma planta trepadeira bastante conhecida na ornamentação junina nas festas populares brasileiras. Geralmente é encontrada em todo o país, por contar com uma bela aparência, com pequenas flores alongadas e alaranjadas que sobem pelos muros e cercas onde é cultivada. Originária da América do Sul, a planta tem maior abundância nos estados do Ceará e do Rio Grande do Sul, o que comprova que seu cultivo é realmente adaptável a qualquer clima.



Como a planta cresce como “mato”, é facilmente encontrada em estradas e barrancos, pois se desenvolve nas alturas. Assim, os cachos de flores, que começam a se desenvolver no mês de maio até setembro, recaem, formando cascatas de flores compridas. Mas, além de bonito, esse tipo de cipó é rico em propriedades benéficas à saúde.

 É muito usado também para cobrir pérgolas ou caramanchões dando um efeito cascata muito bonito.


foto google

************

Demais Fotos tiradas durante uma caminhada

Caminhar ao ar livre nos proporciona esse visual maravilhoso. 



 


6 comentários:

  1. Tão linda é a flor de São João, quanto tão doces as tiuas lembranças sobre ela! Adorei! Que beleza de fotos! beijos, ótimo domingo! chica

    ResponderExcluir
  2. Oh que saudade Edite!
    As flores de São João que nunca mais vi e adoçava a minha boca num tempo de feliz infância.
    Viajei pelos campos de minha região.
    Grato pela viagem.
    Um abração amiga e feliz semana.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Edite,
    Lindíssimas essas flores de São João e que belas lembranças trouxeram da sua infância!
    Também adoro caminhar e fotografar as flores que vou encontrando pelo caminho. Costumo partilhar no meu blogue sinais.
    Beijinhos e uma ótima semana.
    Ailime

    ResponderExcluir
  4. Edite , seus blogues são belíssimos!!!
    Voltarei sempre para premiar meus olhos.
    Um abração carioca em você e nesse cara lindo no seu colo;.kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse cara lindo é meu neto que já tem 9 anos. Amooo...

      Excluir
  5. Seguindo você aqui também.
    Um abração carioca.

    ResponderExcluir