Powered By Blogger

sexta-feira, 15 de outubro de 2021

Um filme para o dia do professor : "ESCRITORES DA LIBERDADE"

 O filme “Escritores da Liberdade” logo de início, aborda os ideais de uma professora recém-formada a procura de fazer a diferença em sua profissão. Motivada por seus ideais, aceita o cargo de professora de então titulada “turma problema”, com a tarefa de ensinar adolescentes rebeldes, intolerantes e de primeira vista, indomáveis e desacreditados por um sistema educacional deficiente..


Ao perceber todos os problemas e histórias que a cercava por estes estudantes e instituição de ensino, resolve adotar novos métodos de ensino, mesmo que estas táticas confrontariam os ideais da diretora do colégio (aos problemáticos, cabe apenas passar e ler resumos de livros) e de outros professores que se sentiam amedrontados pela turma. 

Para isso, induziu a classe à participação ativa em suas aulas, entregou aos seus alunos um caderno para que escrevessem diariamente, suas próprias histórias, seus conflitos internos, enfim, sua própria vida em palavras escritas.

 Completando sua tática, indicou a leitura de livros que retratavam histórias de “heróis” da humanidade, como: “O diário de Anne Frank” – com o objetivo de que seus alunos percebessem a necessidade de tolerância entre si visto que, inúmeras barbáries aconteceram e acontece mundo a fora, e que a mudança de suas vidas, dependem exclusivamente de suas atitudes.


Um filme excelente que recomendo a todos .Um filme que retrata os desafios da educação e o propoósito da  jovem professora  empenhada em incutir nos alunos valores há muito desacreditados . Uma professora que acredita na educação como como caminho para a  transformação social .

O filme "Escritores da Liberdade" permite que seus espectadores façam uma reflexão sobre a relação do indivíduo com a sociedade, seu processo de socialização  e suas tramas .

*******


 




5 comentários:


  1. Sempre admirei e admiro a profissão de professor. Ensinar e preparar homens e mulheres para o futuro, atualmente, não é nada fácil.
    Acredito que seja um filme muito interessante, quiçá emocionante, de ver.
    .
    Tenha um fim de semana de Saúde, Paz e Amor.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  2. Não asisti esse filme ,mas vemos pelo escrito aqui,que deve ser bem apropriado! Gostei muito e Braulio e sua poesia sempre maravilhoso! beijos, lindo fds! chica

    ResponderExcluir
  3. Parece ser um filme muito interessante, obrigado pela dica.
    Lindo poema homenageando pessoas tão especiais, os Professores.
    Bom fim de semana
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Vou conferir a dica
    Ótima quinta-feira
    pra Vc .
    Bjins
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir