Powered By Blogger

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Família: onde tudo começa...

SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA

No domingo anterior, “dia dos Pais” teve início também a “Semana Nacional da Família”, com o tema”FAMILIA, formadora de valores cristãos”

Nesta semana as paróquias animadas pela Pastoral da Família estão incumbidas de preparar programações envolvendo as famílias , favorecendo a integração familiar e ressaltando os valores e virtudes da mesma.

A igreja acredita na família como instituição transformadora na sociedade. Sabe da importância de famílias bem estruturadas para uma sociedade bem equilibrada. Parte do princípio de que tudo passa pela família. É ela a 1ª escola onde se inicia a educação para o valor da vida, aprende-se as primeiras virtudes e consolidam-se valores.

O futuro da humanidade passa pela família” disse o Papa João Paulo II. “É necessário que as famílias de nosso tempo tomem novamente altura. É necessário que sigam a Cristo”.

O mundo de hoje, com suas exigências advindas da modernidade acaba fazendo com que os pais passem muito tempo fora de casa, ocupados no trabalho. O que resulta em pouco tempo para os filhos. Mas, esta situação pode ser revertida, se esse pouco tempo for aproveitado de forma construtiva. Proporcionar momentos de convívio onde se exercita o amor, o carinho e se valoriza o companheirismo, pode ser uma tentativa.

Pessoas são sempre pessoas. Não importa os avanços tecnológicos, a velocidade das informações. Pessoas são passíveis de aprendizado. Em qualquer época. Em qualquer situação. Os valores são sempre os mesmos. O que muda é a maneira de pensar de cada um.

Estabelecer na família um clima de confiança e honestidade. Saber ouvir, dialogar. Conquistar a confiança, perguntando sempre, sem se impor. Ajudar o filho a construir um espírito crítico ajuda-o a não substituir a orientação dos pais,sabendo discernir mais  mais o que aprende atendendo aos apelos da mídia que também exerce grande influência na educação dos filhos de hoje.

Cultivar a presença de Deus na família ajuda o filho a construir uma linguagem religiosa, que o levará gradativamente ao amadurecimento da fé.

Um comentário:

  1. Olá, tudo bem? Sobre a sua pergunta: Amor á Vida ainda promete muitas histórias!!! Tem o rolo do pai do Félix.. Parece que ele é do mal!!!!! Bjs, Fabio www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir