Sombras
de Goya, um filme que vale a pena ser visto e revisto observando cada
detalhe e sutilezas. Eu já havia visto uma vez , há algum tempo ,
mas senti a necessidade de rever a produção como a preencher
detalhes e sutilezas que porventura tivessem ficado confusos.
Sombras
de Goya retrata época marcada pela Inquisição, Espanhola e as
guerras Napoleônicas, por volta de 1790.
Stellan
Skarsgård interpreta Francisco Goya , um pintor de renome , o preferido
do monarca e sua esposa. Retrata em suas telas obscuridade da época
. O sofrimento estampado no rosto das pessoas e sua intranquilidade e
insegurança perante a perseguição que o clero impõe àquele que
for considerado herege se faz nítido em suas telas, enriquecidas em
sombras e pouca iluminação.
Goya
presume que também é alvo do poder do Santo Ofício. Suas pinturas não são bem aceitas pelo clero que vê nelas um ultraje a seu poder. Mas a
preferência de Sua majestade pelas suas telas , faz com que o pintor sinta-se protegido pelo seu status.. E toda cautela é pouca , para não cair nas mãos
dos “poderosos do clero”
Durante
o filme todo percebe-se a postura atormentada de Goya que se sente
impotente diante de tanta injustica e abuso de poder que levava a
crueldades inumanas.
Inês,
(Natalie Portman ) foi uma das vítimas inocentes da Inquisição.
Filha de um comerciante abastado e amigo do pintor, Inês posa como modelo
para Goya.
Quadro pronto, Frei Lorenzo um homem maquiavélico que
comanda a Inquisição, também posa para Goya. Em uma de suas
sessões como modelo, sente-se atraído pela beleza de Inês
reproduzida em tela .Tudo faz para acusá-la de Herege e levá-la
para o calabouço onde é torturada cruelmente para que confessasse
sua heresia.
A
heresia? Ter recusado um prato de carne de porco em uma taberna em que
fora com seus irmãos e onde “casualmente” membros do Santo
ofício estavam ali e a vigiavam.
Por
recusar a carne de porco, Inês mesmo cristã e por mais que jurasse
que não era “judaísta" ( aquele que pratica rituais judeus”)
foi obrigada a confessar sob tortura.
Mesmo a
polpuda quantia em dinheiro que seu pai doou ao clero , fez com
a libertassem. A Igreja não podia voltar atrás nos seus princípios.
A trama
segue prendendo a atenção do telespectador do princípio ao fim.
Vemos então a impotência de Goya,, que passa a trama toda
atormentado e procurando salvar primeiramente a Inês e mais tarde a
filha que ela gestou no cárcere, fruto do abuso sexual de Frei
Lorenzo, que a iludia dizendo estar agindo em prol de sua libertação.
No
calabouço Inês conheceu a solidão, a amargura e a ilusão de ser
protegida pelo homem que foi o causador de sua desgraça. Não houve
quem pudesse salvá-la. Frei Lorenzo entrou em conflito com o clero
e foi obrigado a fugir. Goya , sempre mostrando em sua telas sua indignação,
revolta e a submissão do povo subjugado aos poderes do clero.
Com a
Revolução Francesa, tudo muda. A igreja perde sua força e sob as
ordens do novo Imperador os prisioneiros são soltos. Quinze anos se
passaram na escuridão, solidão e maus tratos no calabouço. O
suficiente para deixar Inês prejudicada em sua lucidez e obcecada
com a ideia de encontrar “seu bebê', uma menina que dela haviam
tirado logo após o nascimento.
Estava
irreconhecível. Mas ainda guardava traços de sua beleza anterior, o
que fez com que Goya a reconhecesse e a levasse até Frei Lorenzo,
agora um “homem de família” casado e com três filhas.
A mudança
política do país , permitiu que Frei Lorenzo voltasse para acertar contas
com o Clero. Inês foi levada até ele , esperançosa e feliz em lhe
falar da criança, fruto de seu amor no calabouço.
Lorenzo
continua a agir com seu perfil malévolo , manipulando Inês com
promessas de ajudá-la, mas claro, sempre provocando situações que a
afastassem da filha.
Segue-se
uma sucessão de encontros e desencontros , e a memória de Inês
ficando cada dia mais prejudicada, revelando um final surpreendente.
Gostei
de ter revisto “Sombras de Goya, e posso garantir que ficaram em
mim os mesmos questionamentos:
Como pode
a Igreja que hoje prega o Deus misericordioso, um dia ter usado o mesmo
nome de Deus e ir contra todos os princípios evangélicos provocando
dor e sofrimento, fomentando ódio, premeditando perseguições , torturando pessoas?
Sombras de Goya também traz à tona questionamentos sobre o poder abusivo que pratica injustiças em qualquer época: seja a época da Inquisição, domínio hitleriano , ditaduras,até os poderosos de nossos dias , aqueles que se acham acima da lei, ordem ou hierarquia.
"Se
quiser por à prova o caráter de um homem, dê-lhe
poder." (Abraham Lincoln). "Todos amam o poder,
mesmo que não saibam o que fazer com ele.
Assistir
ao filme nos leva a fazer um parâmetro sobre a Igreja da Idade Média
e a Igreja de nossos dias.
O filme
não interfere em minha fé em Deus, mas me faz repensar as atitudes
dos homens cristãos ou não, tornando mais cautelosa minha confiança
neles.
Vale a
pena assistir!
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época obscura da igreja na idade Média |
A
Inquisição, ou Santa Inquisição foi uma espécie de tribunal
religioso criado na Idade Média para condenar todos aqueles que eram
contra os dogmas pregados pela Igreja Católica. Fundado pelo Papa
Gregório IX, o Tribunal do Santo Ofício da Inquisição mandou para
a fogueira milhares de pessoas que eram consideradas hereges
(praticante de heresias; doutrinas ou práticas contrárias ao que é
definido pela Igreja Católica) por praticarem atos considerados
bruxaria, heresia ou simplesmente por serem praticantes de outra
religião que não o catolicismo.