Powered By Blogger

terça-feira, 29 de outubro de 2019

Casa Arrumada




Revendo textos antigos em minha pasta de arquivos , deparei-me com este há muito tempo guardado 
Um texto , que como tantos outros que circulam pela net tem sua autoria questionada .

Costumam declarar autoria a Carlos Drumond de Andrade , mas uma bateria de seguidores de Lena Gino a defendem dando enfaticamente a autoria a ela . 
Fui pesquisar , porque , Justiça seja feita ,que sejam "dados os nomes aos bois" .
Realmente encontrei uma nuvem de seguidores da escritora a defendendo e dando-lhe os créditos . A própria Lena Gino em seu blog , assina o texto  e declara-se autora do mesmo


Autoria de Lena Gino. fonte de Pesquisa: Rosangela Aliberti





Mas , seja deste ou daquele autor , o que quero ressaltar aqui é a beleza desse texto tão verdadeiro e de conteúdo riquíssimo . 

O texto sugere  deixar de lado o perfecccionismo valorizando a casa que cada um tem , pobre ou rica mas na qual todos sintam-se fazendo parte dela . Casa muito arrumada me parece um pouco triste e vazia . 
Temos que ter liberdade  de uso e circulação  dentro de nossa casa,para que não fiquemos meros robôs dentro dela . 

Gosto de receber meus netos em casa e deixá-los à vontade . 
Sempre haverá um brinquedo debaixo do sofá , uma bola perdida no quintal , um chinelinho à procura de seu par . Prá mim, isso é vida , ´e movimento . 

Quando vão embora , tudo fica  arrumado demais , nada fora do lugar , mas falta seus gritinhos e risos alegres , as refeições divertidas , os livros fora de lugar para a contação de histórias . 

Uma casa deve "funcionar " e não servir apenas de "enfeite "







A vida é muito mais do que uma casa "brilhando"...


"A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca e que, esquivando-nos do sofrimento, perdemos também a felicidade."



Casa arrumada é assim: Um lugar organizado, limpo, com espaço livre pra circulação e uma boa entrada de luz. Mas casa, pra mim, tem que ser casa e não um centro cirúrgico, um cenário de novela.
Tem gente que gasta muito tempo limpando, esterilizando, ajeitando os móveis, afofando as almofadas...
Não, eu prefiro viver numa casa onde eu bato o olho e percebo logo: Aqui tem vida...



Casa com vida, pra mim, é aquela em que os livros saem das prateleiras e os enfeites brincam de trocar de lugar.

Casa com vida tem fogão gasto pelo uso, pelo abuso das refeições fartas, que chamam todo mundo pra mesa da cozinha.



Sofá sem mancha?

Tapete sem fio puxado?
Mesa sem marca de copo?
Tá na cara que é casa sem festa.
E se o piso não tem arranhão, é porque ali ninguém dança.



Casa com vida, pra mim, tem banheiro com vapor perfumado no meio da tarde.

Tem gaveta de entulho, daquelas que a gente guarda barbante, passaporte e vela de aniversário, tudo junto...



Casa com vida é aquela em que a gente entra e se sente bem-vinda.

A que está sempre pronta, pros amigos, filhos, netos, pros vizinhos...
E nos quartos, se possível, tem lençóis revirados por gente que brinca ou namora a qualquer hora do dia.



Casa com vida é aquela que a gente arruma pra ficar com a cara da gente.

Arrume a sua casa todos os dias...
Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo pra viver nela...
E reconhecer nela o seu lugar. 



Carlos Drummond de Andrade????



segunda-feira, 21 de outubro de 2019

BOAS PALAVRAS

 

Existem coisas que não voltam atrás : a flecha lançada , a pedra atirada , a oportunidade perdida e a palavra proferida.
Vou me deter na aqui na questão da palavra proferida ou escrita. Ambas as formas em que se apresentam , seja escrita ou falada , possuem amplos poderes. São armas que devem ser muito bem utilizadas . Uma vez faladas difícil revertê-las. Se escritas, pode-se até apagá-las, mas o efeito produzido já pode ter deixado marcas e causado prejuízo a alguém ou alguns.

Em tempos difíceis como os que vivemos hoje  margeado pela violência , desrespeito e inversão de valores , faz-se mister o uso de boas palavras que venham a persuadir as pessoas a recuperar a esperança em dias melhores, a voltar a ter confiança nas pessoas , a se socializar mais.
Em dias de hoje as pessoas andam carentes de palavras bonitas , olhares e sorrisos sinceros . Sobra muita falta de vontade , muito egoísmo e individualismo em detrimento da doação e solidariedade.

No nosso dia a dia estamos em contato com canções de dúbio sentido que podem influenciar no comportamento  das pessoas, programas de Tv que destroem valores familiares outrora sólidos e bem estruturados. 
 Também as redes sociais com seu alcance infinito é uma faca de dois gumes. Dependendo da forma como a usamos, de como escolhemos que tipo de mensagens  queremos receber , pode ser muito útil e construtiva. Em certos casos são fortes elementos de destruição de valores comportamentais.  . 

Mensagens positivas , com palavras de otimismo , brincadeiras saudáveis,   demonstração de amizade , amabilidade e respeito, edificam. Podem gerar transformações no campo espiritual , suavizar corações  e de alguma forma levar as pessoas a uma aproximação maior com Deus  através da propagação do amor.
Essa troca de mensagens na net , gera uma reciprocidade entre membros na rede , produz energia positiva e edifica pessoas.
como diz Gandhi “Mantenha seus pensamentos positivos, porque seus pensamentos tornam-se suas palavras”.

 Eu me apeguei de tal maneira a essa forma de comunicação na net , que mantenho minha publicação diária de boas palavras com o propósito de levantar o astral de alguém,  suavizar dores , mostrar que ainda é possível recuperar ou preservar valores importantes como respeito, amizade , integridade  e cultivar virtudes como a compaixão e solidariedade tão fora de moda em nossos dias.
Muitos as leem, manifestam-se cordatos e receptivos. Alguns esperam pela mensagem diariamente. Notam quando não a encontram. Outros a ignoram e  a consideram “soberbas , vaidosas e  até utópicas" . 

Quantos me leem? Dez, cem, mil? Não sei ..Mas eu sigo disseminando minhas boas palavras com a certeza de que “Fazer todos os dias um bom dia é a mais elevada das artes”
Disseminar boas palavras me fortalece e me energiza. Gosto de deixar “retalhos de mim” por aí, até onde a palavra alcançar.

Edite


Este é um texto já publicado há alguns anos . Permanece atual , inclusive no tocante ao trecho que se encontra selecionado . Continuo "lançando minhas sementes" , apesar de ter perdido uma boa parte de meus leitores , justificada pela minha inconstância nas publicações . 
Aos poucos espero recuperar meus antigos leitores e conquistar outros .


*************************************************************************************************************

 "Transportai um punhado de terra todos os dias e fareis uma montanha " ( Confúcio )



***************************************

domingo, 20 de outubro de 2019

CHUVA MIÚDA


Chuva miúda
chuva pequenina
chuva que ameaça e não vem
chegou prá alegrar a criação

Chuva que espanta o calor
incomoda os mosquitinhos
que antes nos incomodava
chuva miúda , chuva fresquinha
deixa no ar um perfume
da terra há tempos esquecida

chuva que veio rápida
em segundos
de gotas mostrou explosão
também rapidamente
depois de nos deixar contentes
fugiu rápida pro seu rincão

Ah, chuva fina
chuva miúda
chuva que demora
e também vai logo embora

Ah, chuva fina
Chuva miúda
Quando é que virá prá ficar
entre nós
um tempo mais alongado?


EDITE



domingo, 13 de outubro de 2019

Brasileiro , um povo de religiosidade e fé



O povo brasilero é conhecido como um povo de fé . De norte a sul do pais , durante o ano todo acontecem manifestações de fé cristã que arrastam multidões . Pesquisas feitas em 20 pqaíses , estimam que 80% da população brasileira possui apego à religião e a fé , colocando o Brasil entre os primeiros colocados no ranking da fé .

Para nós brasileiros crédulos , Deus é o sentido verdadeiro de viver e morrer . Expressamos nossa fé diariamente em expressões do cotidiano : fique com Deus , “Deus te acompanhe” “graças a Deus “ “valei-me Nossa Senhora” e etc.. Bem como  nossa fé e religiosidade também é expressa em objetos de uso pessoal como correntes com medalhões, crucifixos , camisetas com imagens simbólicas de fé e devoção.

Comprovando essa religiosidade e demonstração de fé , entramos Outubro já com a esperada festa da Padroeira , Nossa Senhora Aparecida , uma das festas de maior devoção e das mais frequentadas no país todo .

Inicia-se logo na primeira semana de Outubro os preparativos para os festejos do dia 12, data oficial no calendario da Igreja Católica.

Conduzida por devotos , a imagem da Santa peregrina faz visitas pelas casas das comunidades rurais e urbanas. Há procissões , rezas em família , testemunhos .

Aqui em Echaporã , não foi diferente . A novena realizada arrastou muitos devotos à igreja durante o período vigente , todos acompanhando o novenário com muita devoção , inovando nas procissões e se desdobrando na oferta de flores e gêneros alimentícios na procissão da caridade . 
Em procissão seguem os devotos orando piedosamente a nossa padroeira.
Muito vieram para agradecet graças alcançadas,e há aqueles que vieram  apenas para homenagear a Santa e demonstrar sua fé.
Rosto contritos, um brilho no olhar, lágrimas disfarçadas.
Cada devoto tem seu jeito peculiar da falar com a mãe Aparecida.

No Dia Nacional da Padroeira , que também é Padroeira de nossa Paróquia, dobrou o número de devotos . As flores oferecidas à Maria durante a Semana , multiplicaram-se neste sábado de devoção.


Muitos alimentos foram recolhidos durante a semana , numa tentativa de colocar em prática a nossa fé , visto que “A fé sem obras é morta” Tiago 2 , 14 -26. A verdadeira fé salvadora é aquela que se traduz em obras e nos faz olhar para as necessidades do próximo.



Crianças aprendem a amar a "maezinha do céu" desde o colo materno

O´Senhora Aparecida , cuidai dos pequeninos , acolhei as crianças debaixo de seu manto santo e as livreis de todos os perigos "



Depositar flores no jardim de Maria Santíssima é depositar ali todo nosso amor, dedicação e fidelidade. É desejo e promessa de atos e gestos inovadores que possam contribuir para a transformação de uma sociedade violenta em uma sociedade mais justa e fraterna.
É promessa de seguimento a deu Filho Jesus.
Que nosso gesto de concretize e não fique apenas na beleza do momento.

********************************** *******************************





FÉ 
Zé Geraldo 
Tá na prece do cristão
na festa do padroeiro
tá nas velas que iluminam
os caminhos do mosteiro
Acompanha os peregrinos
todo ano a Juazeiro
tá na roda das carretas
na cabine do caminhoneiro
Rola pelas rodovias
que nos levam a Aparecida
tá com a dona de casa
todo dia em sua lida
Muitas vezes explosiva
outras vezes reprimida
é a companheira do operário
em sua luta pela vida
Tá no verso do poeta
nas trovas do cantador
nas palavras do profeta
no peito do trabalhador
Tá no pranto de quem chora
na alegria e na dor
Tá à espera de braços abertos
no alto do Redentor
Tá na reza dos fiéis
no ato dos governantes
tá presente nos bordéis
no encontro dos amantes
Tá nos livros e papéis
na cabeça do estudante
na esperança dos que chegam
na ilusão dos retirantes
Tá na força do destino
nas ruas e na prisão
tá na festa do Divino
na fogueira de São João
No sorriso do menino
tá no gesto do ancião
tá na chuva na cidade
tá na seca no sertão
Muito dela tenho ouvido
e dela tenho falado
por ela se tem morrido
por ela se tem matado
Todo povo oprimido
não se esquece do ditado:
"Povo que vive sem fé
é um povo abandonado"



sábado, 12 de outubro de 2019

Pássaro ferido


Um pássaro ferido encontrei
Perdido no meu quintal
Corre prá cá , corre prá la
Mas sem conseguior voo alçar

Pobre pássaro ferido
condenado a viver na calçada
Procuro , procuro
Mas nada de asa quebrada

O que teria feito o pobrezinho
Ficar assim tão perdido
correndo sério perigo
de encontrar pelo caminho
o glutão do gatinho
da tagarela vizinha

Preso na mão o pobrezinho
sinto até as batidas
de seu pequeno coração
Está assustado o coitado
Perdido ali tão sozinho
temendo o cair da tarde
que traz a escuridão

Dentro de mim só emoção
num ímpeto tomo uma decisão
sem asa quebrada
nem qualquer ferimento
talvez tenha sido fraqueza
a causa de ir parar no chão










terça-feira, 8 de outubro de 2019

HOMENAGEM PÓSTUMA: "O CASO RAÍSSA ELOÁ":


Uma flor para Raíssa 


Quem era Raíssa Eloá ?
Uma garotinha de nove anos , tímida , em face de sua peculiaridade de autismo . Raíssa , segundo a mãe era sossegada , quando não estava em crise , e , claro muito protegida pela mãe . Prova disto é que a mãe estava com ela e o irmão menor numa festa da escola perto do parque Anhaguera .

Mas , a maldade anda solta ùltimamente , os casos de desumanidade praticados por seres ditos humanos nos assustam a cada dia mais .

Quem poderia imaginar que naquela tarde , naquela festa escolar , Raíssa encontraria a morte de forma cruel e desumana , ao aceitar o convite de um “dito” coleguinha de bairro? E o que é mais assombroso , o suspeito de assassinato tem apenas 11 anos.

Segundo informações da mídia , a mãe da menina relatou que até já tinha recebido o menor em sua casa e o convidara para acompanhá-la à igreja .

Há controversas nas declarações . Ora se diz que o menor cometeu o crime sózinho , o que parece impossível , já que a mãe da menina relatou que quando a criança entrava em crise era difícil até para um adulto dominá-la . A polícia não descarta a possibilidade do envolvimento de uma terceira pessoa .

O fato é que , duas horas após a menina ter ficado sozinha na fila do pula -pula até que a mãe fosse buscar pipoca para o irmão menor , a menina desapareceu .

Duas horas depois foi encontrada morta com marcas de agressão , suja nas próprias fezes , o que demonstra profundo sofrimento . Estava atada pelo pescoço , suspensa do solo , sendo declarada morte por estrangulamento.

Desculpem expor assim esse caso , mas é que me revolta tanto saber que nossos filhos ou netos estão expostos a esses brutamontes , e que de nada valeu a proteção da mãe . 

No mundo em que estamos vivendo atualmente , todo cuidado é pouco . É preciso vigilância, sim, com nossas crianças . Mas também carecemos de leis mais firmes . Menor comete um delto desses , vai para a fundação casa e não responde criminalmente pelos seus atos . 

Não quero julgar ninguém , afinal fatos ainda serão melhor apurados, mas uma vida inocente foi ceifada . E aí , como fica a família a remoer seus tramas , sua dor pela perda da filha amada ? .

É psicopata ? Tratamento recluso nele . Um adolescente assim não está apto a viver em sociedade .

Ele brincou com a criança , andou com ela de mãos dadas , levou-a para um passeio no parque . E não sabia o que estava fazendo ? Ajudou a fazer parte de um delito grave ?

As investigações prosseguem ,resta-nos esperar pelo laudo final . Mas um crime gravíssimo foi cometido . E não podemos olhar com olhares cândidos que acabam por tranformar o menor infrator em vítima . Vítima do sistema , da sociedade , da família e por aí vai . 

Tudo bem, melhore-se o sistema. Precisamos , sim de mais segurança ! Dê-se mais assistência às famílias , melhore-se a educação , mas endureçam-se também as leis . Nada de leis frouxas que só empurram cada vez os menores para a criminalidade, provocam a cada dia mais violência , medo e dor .

Que justiça seja feita !




Que o caminho de Raíssa até o céu seja florido e iluminado
Descanse em paz RAÍSSA