O poema abaixo encontrei-o casualmente viajando na net e me encantei com ele .
Um poema bem atual aos dias de hoje quando vemos tanto sofrimento , tantas injustiças .
Quem de nós , mesmo crentes em Deus nunca fez uma dessas perguntas . "Se eu conversasse com Deus "! Ah , teria tantas perguntas a lhe fazer . Estamos próximos ao Natal época em que a própria magia do mês nos deixa assim mais sensíveis , mais condoídos com o sofrimento alheio .
Vemos tantas misérias , tanta desigualdade ! Tantos com tanto e quantos sem nada . A criança que na cartinha ao Papai Noel pede um "pedaço de carne " para que possa fazer seu almoço com a família . Aquela outra que pede moradia , cesta básica , emprego para o pai . Esse é o cenário de vulnerabilidade social em "final de pandemia" .
Crianças deixam de ser crianças . Brinquedos não são mais necessários . O básico é a alimentação ou meios para consegui-la.
Algumas até justificam a razão de seu pedido . Moram em 4 crianças e a mãe que com seu único salário não consegue dar conta de água , luz , alimentação além do aluguel e vestuário.
Todo esse cenário é de cortar o coração . Com certeza o culpado de todo esse contexto de miséria não é Deus . Mas sim o homem, o próprio sistema injusto e desumano que na sua ânsia pelo poder e ganância acaba criando essa situação de desumanidade . Porque Deus é amor e nos ensinou a importância do amor e solidariedade uns com os outros . Mas , desde que o mundo é mundo sempre houve e haverá aquele modo de vida do "quem pode mais , chora menos " . Assim caminha a humanidade , Sempre valendo o ditado " o mundo é dos espertos ".
Não nos deixemos contagiar por esse egoísmo e falta de caridade com o próximo . Nós cristãos que conhecemos e praticamos os ensinamentos de Jesus não podemos fechar os olhos à tanta necessidade .
Deus nos criou à sua imagem e semelhança , seres capazes de amar . Deus nos pede que O amemos como Ele nos ama . Que amemos a nós próprios e a ao próximo como a nós . Este é o maior dos Mandamentos , disse-nos Ele .
Se Ele não nos amasse também seria infeliz , insatisfeito e chocado com o que vê acontecendo . Certamente, descontente, destruiria a sua obra . Mas na sua bondade e misericórdia escolheu amar , perdoar , redimir e salvar .
"Se eu não acreditasse em Deus , seria um desesperado "
Assim termina Ariano Suassuna sua entrevista .
E nós também : "no desespero encontramos Deus e n'Ele nos agarramos . A Ele lançamos nosso grito e Ele nos ouve e nos socorre "
Por que existem o mal e o sofrimento humano?
Iria lhe perguntar:
Por que é que sofremos tanto
Quando viemos pra cá?
Que dívida é essa
Que a gente tem que morrer pra pagar?
Perguntaria também
Como é que ele é feito
Que não dorme, que não come
E assim vive satisfeito.
Por que foi que ele não fez
A gente do mesmo jeito?
Por que existem uns felizes
E outros que sofrem tanto?
Nascemos do mesmo jeito,
Moramos no mesmo canto.
Quem foi temperar o choro
E acabou salgando o pranto?”
Quantas perguntas esperando resposta... Uma tristeza ver ,principalmente a fome... Tristeza! Bela poesia questionando temas fortes, que nos entristecem.
ResponderExcluirDesejo que tenhas um Natal abençoado e um fim de ano maravilhoso ! beijos, tudo de bom, chica
Leandro Gomes de Barros escreveu um poema com as perguntas que todos nós gostaríamos de fazer quando falamos com Deus...
ResponderExcluirDesejo um Natal cheio de Amor e um ano de 2022 com saúde, paz e conforto.
Um beijo.
É sem dúvida um poema deslumbrante. Dá para ler e ficar em reflexão.
ResponderExcluir.
Deixando votos de um FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO.
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.