E março se foi , agora quem reina é abril.
Abril que começa estigmatizado com o dia da Mentira .dia das pegadinhas , lorotas, , seria por assim dizer de forma lúdica o dia daqueles que ainda fazem pegadinhas bobas, inventam situações falsas e pegam "o bobo".
Hoje, mais modernizados podemos falar das fake news tão combatidas , mas que não deixam de acontecer sempre trazendo sérios prejuízos .
Não se sabe ao certo como foi instituido o dia da mentira mas ela acabou evoluindo e hoje não tem nada de lúdica . É a evolução dos tempos .
**********
Mas não vamos nos prender a esse dia casual . Importante mesmo é celebração da Semana santa que já se inicia amanhã com o domingo de Ramos .
A semana santa é um momento sagrado para nós cristãos e deve ser vivida em toda sua sacralidade
Nela se comemoram os mistérios da salvação a partir da recordação da última semana da vida de Jesus Cristo.
A Semana Santa começa no Domingo de Ramos, passa pela Sexta-Feira Santa (dia da crucificação e morte de Jesus) e termina no Domingo de Páscoa, quando se celebra a ressurreição de Cristo.
DOMINGO DE RAMOS
1º dia da Semana Santa , um domingo festivo que narra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém montado um burrico.
À sua passagem o povo o aclamava com entusiasmo e o recebia como Senhor e Salvador , agitando ramos de palmeira e gritando "Hosana ao filho de Davi"
********
Vamos viver essa semana santa com bastante intensidade . Que não sejam apenas dias de "feriado " mas dias de religiosidade profunda seja em casa com suas visitas ou visitando alguém .
Que a espiritualidade não nos falte .
Oremos pela paz do mundo para que não vejamos mais tantos "crucificados " de nossos dias .Pessoas que sofrem as dores e consequências do preconceito , as vítimas de feminicídio , as intolerâncias , as homofobias , os assédios morais ou sexuais , crianças que são vítimas de assédio dentro da própria família , os que sofrem pela fome ou por tragédias climáticas .
São tantas as situações de caídos em nossa sociedade, tantos os crucificados que carecem intervenção concreta e não apenas sentimentalismo.
Que a semana santa nos ajude a crescer na fé e em solidariedade , intennsificando nosso propósito de serviço aos irmãos .
Que a realidade brutal quer na fome , quer em outro tipo de violência encontre compaixão em nosso coração .
Caminhemos com a certeza de que "Jesus amou-nos até o fim" e possamos também crescer na fé e permanecer fiéis na caminhada de discípulos e missionários de Jesus .
Olá, Edite.
ResponderExcluirQue a espiritualidade não nos falte. Oremos pela paz do mundo para que não vejamos mais tantos "crucificados " em nossos dias.
E que Deus nos ajude.
Bj e ótimo final de semana.
Boa tarde de sábado, querida amiga Edite!
ResponderExcluirA Semana Santa antes da Pandemia eu passava todas no Mosteiro. Inclusive a família ia, algumas vezes, junto.
Agora depois dela, não me aventuro mais a viajar para lado nenhum nem tenho mais ânimo.
Fazendo meu Retiro em casa nestes dias com o mesmo carinho, pois é uma Semana que muito amo viver, sabendo que os opróbrios, humilhações e desprezos nela vem bem como em toda a Quaresma.
Viver na pele a Paixão de Cristo é mister ao cristão.
Tenha um final de semana abençoado e com muita Unção durante toda a Santa Semana!
Beijinhos
Lindo e reflexivo post! Que seja linda a Semana Santa! beijos, chica
ResponderExcluirOi querida Edite, adorei o seu novo Blog! Já estou acompanhando! Inclusive maravilhosas as suas colocações sobre a Semana Santa e o Domingo de Ramos. Eu também fico silenciosa e reflexiva nesta semana, apenas meditando o quanto Jesus se doou para todos nós com todo o seu amor infinito.
ResponderExcluirAhh e encontrei duas amigas querida aqui no seu cantinho: a Rosélia e a Chica, elas são especiais demais!! Que alegria, me sinto em casa!! Beijos e uma Semana Santa de muita luz!!